1º Vice preside a IX RAE

QUARTA-FEIRA, 12 DE JUNHO DE 2019 ÀS 10:48

O Desembargador Augusto de Lima Bispo na manhã de ontem (11) presidiu, em substituição ao Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, a 9ª Reunião de Análise Estratégica.

O planejamento estratégico é uma ferramenta gerencial que analisa a organização sob diferentes perspectivas, definido as diretrizes para a sua atuação de modo a incorporar objetivos claros e processos bem definidos que por sua vez garantam mais eficiência, eficacia e efetividade na prestação dos serviços ao cidadão.

No âmbito do Poder Judiciário a ferramenta gerencial está regulamentada na Resolução CNJ 198 de 01/07/2014, que trata da estratégia nacional do Poder Judiciário para o sextênio 2014/2020.

Na reunião dessa terça feria foi apresentado o resumo da execução dos projetos iniciados em 2017/2018 e 2019; avaliados os números do TJBA em face das Metas Nacionais estabelecidas pelo CNJ; analisado os resultados da pesquisa de opinião pública realizada no primeiro semestre que servirá para orientar as Politicas do Tribunal, para este ano e o próximo e foi aprovado o Projeto “Rede de Governança” que pretende estabelecer núcleos de governança nas diversas regiões do Estado, para que seja incorporada definitivamente a política da qualidade, o planejamento estratégico e a governança propriamente dita.

Os desafios do Tribunal para cumprimento da Meta 2 foram delineados pelo Juiz Assessor Especial da Presidência, Bel. Humberto Nogueira, que mostrou-se confiante na capacidade de resposta da magistratura de 1º Grau, em razão dos números já revelados até o momento.

O Desembargador Augusto de Lima Bispo solicitou o detalhamento do projeto UNIJUD digital à SEPLAN, cabendo a servidora Cristina Cunha esclarecer que o projeto está dentro do cronograma, no que concerne a implantação do PJe nas unidades não criminais, inclusive na Comarca da Capital. Ademais, os processos físicos estão em avançado estagio de digitalização, encontrando-se os numéros a disposição dos interessados no UNIJUD.

O Secretário de Informática, Sr. Leandro Sady, informou que o Tribunal está adquirindo mais um servidor de arquivos para incrementar o uso da ferramenta PJe.

Por último ficou agendado o dia 17/09/19 para a próxima RAE.