1º Vice representa o TJBA na entrega da Comenda 2 de Julho ao Desembargador José Olegário

SEGUNDA-FEIRA, 16 DE SETEMBRO DE 2019 ÀS 18:02

Imagem Galeria

O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, por delegação do Presidente Gesivaldo Britto, representou o Tribunal de Justiça da Bahia, na solenidade de outorga da Comenda 2 de Julho, a mais alta condecoração da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ao Desembargador José Olegário Monção Caldas, nessa quinta-feira (12), em solenidade que reuniu diversas autoridades baianas.

O homenageado nasceu em Nazaré, na Bahia. No ano de 1976, diplomou-se em Direito pela Universidade Federal da Bahia e, em 1981, ingressou na magistratura. Após atuar em Taperoá, primeira comarca, foi promovido para Gandu em 1982. Trabalhou na Vara Criminal da Comarca de Camaçari no ano de 1985. Para a 8ª Vara Criminal, na capital baiana, recebeu a promoção em 1988. Em substituição, presidiu o 2º Tribunal do Júri. Foi, também, Presidente da 4ª Turma Recursal do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Atuou na 18ª Vara Cível e, em março de 2007, foi promovido para o cargo de Desembargador do Judiciário baiano, com exercício na 4ª Câmara Cível.

No TJBA, exerceu a função de Corregedor das Comarcas do Interior para a conclusão do biênio 2012/2014 e foi eleito Corregedor-Geral da Justiça para o biênio subsequente. No Colégio Nacional de Corregedores de Justiça, durante os anos de 2014 e 2015, assumiu a Vice-Presidência. Em 2016, recebeu a Medalha de Honra do referido Colégio, uma das muitas condecorações recebidas pelo Magistrado.

Na gestão deste biênio (2018/2020) do Judiciário baiano, o Desembargador José Olegário Monção Caldas preside a Comissão de implantação do Sistema PJe. Atualmente, compõe a 4ª Câmara Cível, a Seção Cível de Direito Privado e as Seções Cíveis Reunidas. Em 2019, foi escolhido Presidente das Seções Cíveis Reunidas.

Acesse aqui galeria de fotos do evento

Proposta no Legislativo pelo deputado Jânio Natal, a concessão da honraria levou em consideração a história de vida do Magistrado, sobretudo sua atuação profissional.

A medalha foi entregue ao Desembargador pelas mãos da sua esposa, Vanja Gonçalves, além da filha Maria Carolina, do irmão Isaac Caldas e da Desembargadora Maria de Lourdes Medauar.

Também prestigiaram o momento o Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, Corregedor e Vice-Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA); o Desembargador Abelardo da Matta, 1º Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab); e a Desembargadora Gardênia Pereira Duarte.

Após ser condecorado, o homenageado agradeceu emocionado o reconhecimento recebido. Para o Magistrado, agora o seu compromisso com a Bahia é ainda maior.