CIDADÃOS DE MILAGRES FESTEJAM INAUGURAÇÃO DO CEJUSC E PRESTAM HOMENAGENS A MAGISTRADOS

SEXTA-FEIRA, 04 DE OUTUBRO DE 2019 ÀS 14:15

O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) inaugurou, quinta-feira (3), o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc), na cidade de Milagres, em parceria com a Câmara de Vereadores Municipal. Na oportunidade, o Poder Legislativo de Milagres condecorou Magistrados do estado.

Clique aqui e acesse galeria de fotos do evento

O 1º Vice-Presidente do Judiciário baiano, Desembargador Augusto de Lima Bispo, a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, e o Coronel da Polícia Militar Manoel Xavier de Souza Filho foram agraciados com Títulos de Cidadania. A Juíza Rita Ramos recebeu a Primeira Comenda Nossa Senhora dos Milagres pelos serviços prestados à comunidade local.

Instalação-Cejusc-Milagres-16-1024x768 Cidadãos de Milagres festejam inauguração do Cejusc e prestam homenagens a Magistrados

O Desembargador Augusto de Lima Bispo, 1º Vice-Presidente, representou o Presidente do TJBA, Desembargador Gesivaldo Brito, na solenidade. O Magistrado, em seu discurso, citou um trecho de um poema de Cora Coralina: “se a gente cresce com os golpes da vida, podemos crescer com os toques suaves da alma”. Além disso, agradeceu a homenagem recebida e destacou a alegria dos cidadãos milagrenses em inaugurar a unidade do Cejusc. Por fim, registrou a dedicação do Presidente do Judiciário baiano em instalar, na capital e no interior do estado, o Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos.

A Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, Presidente de Honra do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec), órgão responsável pelas unidades do Cejusc, salientou a satisfação de receber a honraria e a importância de resolver conflitos de forma pacificadora.

A instalação do Cejusc em Milagres retoma o Poder Judiciário neste Município, conforme enfatizou a Juíza Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais (AEP II) e Coordenadora do Nupemec. Ressaltou, também, que se sente honrada em desenvolver mais este trabalho na região, considerada sua segunda cidade Natal. Na década de 90, a Magistrada instalou a comarca, com os servidores da cidade de Iaçu.

O Juiz Raimundo Nonato Braga, Auxiliar da 1ª Vice-Presidência realçou a relevância das soluções extrajudiciais de conflitos.

A Presidente da Câmara de Vereadores, Roberta Carvalho Oliveira Sampaio, comentou sobre a necessidade da instalação da unidade do Cejusc para a comunidade local. A Representante do Legislativo Municipal informou que é uma honra prestigiar as autoridades do TJBA e da Polícia Militar.

O líder comunitário Raimundo Silva, parceiro do projeto para a instalação do Cejusc, ressaltou que a iniciativa consiste em um serviço da justiça que beneficiará a população carente da cidade de Milagres.

A solenidade de inauguração, que ocorreu na Câmara de Vereadores de Milagres, contou com a participação de magistrados, vereadores, deputados, advogados, militares, professores e representantes da comunidade. Entre os presentes, os servidores da Comarca de Iaçu marcaram presença. Do TJBA, também estiveram presentes: a Secretária de Administração, Ana Paula do Carmo; a Diretora de Suprimento e Patrimônio, Gilse Maquieira; o Coordenador do Nupemec, Walter Nogueira; e servidores da AEP II, da Universidade Corporativa, da Assessoria de Comunicação Social e do Cerimonial da Presidência.

Cejusc – Concebidos originariamente pela Resolução do Conselho Nacional de Justiça nº 125/2010 e regulamentados, no âmbito do TJBA, pela Resolução nº 24/2015, modificada pela Resolução TJBA nº 09/2019, as unidades do Cejusc são instaladas pelo Nupemec. Unidade do Poder Judiciário especializada em atendimento ao público para a solução consensual de conflitos, o Centro busca agilizar processos e oferecer amplo acesso à Justiça, de forma gratuita, ágil e sem grandes formalidades, beneficiando todos os envolvidos.