1º Vice comparece à cerimonia de entrega do Título de Cidadão Benemérito da Liberdade da Justiça Social João Mangabeira, ao Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro

SEXTA-FEIRA, 07 DE DEZEMBRO DE 2018 ÀS 09:26
Compartilhar:

O Desembargador Augusto de Lima Bispo, 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, compareceu à cerimônia de entrega do  Título de Cidadão Benemérito da Liberdade da Justiça Social João Mangabeira, ao Eminente Desembargador Raimundo Sérgio Sales Cafezeiro, na quarta-feira (05). A Sessão Especial de Outorga foi dirigida pelo Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), Deputado Angelo Coronel (PSD), e aconteceu no Plenário Orlando Spínola, na Alba. A honraria foi proposta pelo deputado Euclides Fernandes (PDT).

A sessão trouxe fortes emoções para o Desembargador e lhe fez lembrar da sua trajetória na carreira jurídica. “Ingressei na magistratura, com muita honra, pelo quinto constitucional. A responsabilidade da escolha me obriga a exercer esse excepcional mister, com independência, coragem e determinação. Minha maior recompensa é o reconhecimento de todos, sem distinção de nível social ou raça, porque não existe raça branca, amarela, negra ou indígena, já que pertencemos todos a uma única raça, a raça humana”.

Ainda em seus agradecimentos, o Magistrado citou a sua cidade natal, Jequié, e falou um pouco sobre o prêmio: “A medalha João Mangabeira tem um significado especial para os que amam o direito e exercem, com responsabilidade, a advocacia, a magistratura, o Ministério Público e todas as demais atividades profissionais congêneres. João Mangabeira, apesar de pertencer a uma família numerosa, de parcos recursos financeiros, ingressou na Faculdade de Direito aos 13 anos e concluiu o curso aos 17 anos, tendo escolhido Ilhéus para iniciar na advocacia, ainda muito jovem”.

O Desembargador Baltazar Miranda Saraiva representou o Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Gesivaldo Britto. Familiares do Desembargador Sérgio Cafezeiro, desembargadores do TJBA, magistrados e servidores também acompanharam a homenagem.

Além dos Desembargadores Sérgio Cafezeiro e Baltazar Miranda Saraiva, e dos Deputados Angelo Coronel e Euclides Fernandes, integraram a Mesa da cerimônia o Secretário Estadual de Administração Penitenciária e Ressocialização, Nestor Duarte Neto, representando o Governador Rui Costa; a Procuradora de Justiça Márcia Virgens, representando a Procuradora-geral de Justiça, Ediene Santos Lousado; o Conselheiro Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e Presidente eleito da OAB-BA, Fabrício Castro; a Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juíza Élbia Rosane Souza de Araújo; o Vereador Ramon Ferraz, representando a Câmara Municipal de Jequié; e a Vereadora Ana Rita Tavares, representando a Câmara Municipal de Salvador.