Tribunal de Justiça homenageia Mãe Carmen de Oxalá

SEXTA-FEIRA, 28 DE JUNHO DE 2019 ÀS 18:04

O 1º Vice-Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, Desembargador Augusto de Lima Bispo, representou, na tarde de hoje, 28, a Corte de Justiça baiana, por delegação do Presidente, Desembargador Gesivaldo Nascimento Britto, na cerimônia de entrega da medalha comemorativa referente aos 410 anos do Tribunal, do livro “410 anos fazendo história” e do Diploma da Medalha à Mãe Carmen de Oxalá.

Mãe Carmen de oxalá é a filha mais nova de Mãe Menininha do Gantois. Passou a sua vida se dedicando ao candomblé juntamente com a mãe.

Após a morte de Mãe Cleusa de Nanã, sua irmã mais velha, em 15 de Outubro de 1997, Carmen assumiu o cargo de Iyalorixá do Terreiro dos Gantois.

Mãe Carmen, visivelmente emocionada, agradeceu a presença da comitiva do Tribunal de Justiça em seu terreiro com o propósito de lhe conceder a nobre honraria.

Na oportunidade, o Desembargador Lidivaldo Britto, em nome do Tribunal de Justiça da Bahia, pediu desculpas pela intolerância religiosa que padeceu sobre a religião afrodescendente durante muitos anos.

Compareceram ao evento os Desembargadores Lidivaldo Britto, Maria da Purificação da Silva, membros da Comissão de Memória do TJBA, o Desembargador Ivanilton Silva, a Juíza Assessora Especial da Presidência, Bela. Rita Ramos, o Juíz Assessor Especial da Primeira Vice-Presidência, Bel. Raimundo Braga, a Secretária Geral da Presidência, Bela. Iramar Martinez, bem como diversos servidores do TJBA e assessoria de imprensa da capital baiana.