Novo Ciclo

QUINTA-FEIRA, 13 DE DEZEMBRO DE 2018 ÀS 16:14
Compartilhar:

No dia 12/12, ocorreu no Gabinete da 1a Vice-Presidência a reunião de encerramento da Auditoria Externa do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), implantado no Tribunal de Justiça a partir de 22/11/2017, quando foi certificado na norma NBR ISO 9001/2015 para os escopos Gestão de Distribuição de Processos do 2º Grau e Gestão dos Cartórios Integrados. A auditoria mencionada, que foi realizada sob a responsabilidade da empresa LHS Certificadora, através da Auditora Líder Ineivea Farias, constatou a maturidade do SGQ implantado nos Cartórios Integrados (Relação de Consumo) e SECOMGE (distribuição do 2º Grau) tendo recomendado a manutenção da certificação para o novo ciclo de 12 meses.

Durante a reunião a Auditora Líder fez questão de destacar, dentre outros pontos, a excelente capacitação dos Auditores Internos do Tribunal de Justiça, que produziram relatórios confiáveis, extremamente técnicos e embasados na norma.

Em relação ao SECOMGE, Ineivea identificou que o SGQ está maduro na sua implantação; ressaltou as iniciativas de melhorias implementadas, como a atualização das ITs, a implementação da rotina Gestão a Vista, trazendo transparência à medição dos erros, além do envolvimento da Chefia, do excelente nível de qualificação dos colaboradores terceirizados e o aproveitamento das oportunidades de melhorias apontadas na auditoria interna.

Quanto aos Cartórios Integrados destacou a excelência no atendimento e o nível do comprometimento dos Diretores, o perfeito gerenciamento das informações, mas sugeriu para o próximo circulo que a auditoria tenha um lapso temporal maior, para que seja verificada a integração entre os processos controlados.

Por fim, foi destacado o excelente nível de implantação do SGQ no Plantão Judiciário do 2o Grau, que este ano inicia o seu primeiro ciclo, estando apto a receber a certificação da norma NBR ISO 9001/2015.

Os próximos passos envolvem o recebimento do relatório final da Auditoria e a emissão da certificação internacional, como reconhecimento da implantação do SGQ no Plantão Judiciário do 2o Grau e a sua manutenção para o SECOMGE e Cartórios Integrados no prazo de 30 dias.

O Desembargador Augusto de Lima Bispo, 1º Vice-Presidente, presidiu a reunião que contou com a presença de representantes da Presidência, da Diretoria de Primeiro Grau (DPG), Controladoria, SECOMGE, Cartórios Integrados e 1ª Vice-Presidência.