Núcleo de Gestão da Qualidade avalia SGQ do TJBA

SEXTA-FEIRA, 06 DE SETEMBRO DE 2019 ÀS 17:32

Na última terça-feira (03), o Núcleo de Gestão da Qualidade – NUGEQ, presidido pelo Desembargador Augusto de Lima Bispo, reuniu-se com representante da empresa Cristal Consultoria, que avaliou o Sistema de Gestão da Qualidade – SGQ, atualmente implantado no Tribunal de Justiça.

O consultor Cláudio Moitinho apresentou Relatório Técnico após ter visitado as Unidades já certificadas, na norma NBR ISO 9001/2015 a saber: Cartórios Integrados, Diretoria de Distribuição do 2º Grau(DD2G) e o Plantão Judiciário do 2º Grau (PJ2G).

O documento, em formato analítico, fez o cotejamento de requisitos da norma (contexto organizacional, liderança, planejamento, apoio, operação, avaliação de desempenho e melhoria) com a realidade encontrada alinhando recomendações de adequações do SGQ, objetivando a sua eficiência e eficácia, a fim de torná-lo apto a obter a recertificação de SGQ para o novo ciclo.

A expectativa do Desembargador Augusto de Lima Bispo é de que o SGQ avance para outras Unidades do Tribunal, inclusive para atividades do próprio Gabinete da 1ª Vice-Presidência e para a Corregedoria Geral que também participa do projeto e integra o NUGEQ.

O NUGEQ foi instituído pelo Decreto Judiciário n° 27, de 16 de janeiro de 2019, visando sedimentar as práticas de Gestão da Qualidade no Tribunal.

A Gestão da Qualidade é um modelo de administração que tem como objetivo aprimorar a qualidade dos processos organizacionais. A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) conduz a Organização ao planejamento e gerenciamento de todas as ações que contribuirão para atingir, de forma constante, a satisfação das necessidades e expectativas das partes interessadas.

Os documentos do NUGEQ podem ser acessados no site do TJBA, estando abrigado no Portal da estratégia no endereço http://www5.tjba.jus.br/estrategia/index.php/nucleo-gestao-da-qualidade/

Participaram da reunião os Juízes Assessores Especiais da 1ª Vice-Presidência, Bel. Raimundo Braga e Joséfison Oliveira, a Diretora primeiro grau, Bela. Mariana Larangeira, bem como servidoras da unidade, Marcela Rangel, Júlia Karina e Karina Uchoa, a Diretora de Distribuição do 2º Grau, Bela. Mariana Nunes, Servidores da SEPLAN, Alex Sandro e Pedro Vivas, a servidora Luciane Laborda, Maurício Lima, Auditor do TJBA, bem como a assessora administrativa da 1ª Vice-Presidência, Isabela Burke.