SECOMGE, PLANTÃO DO 2º GRAU E CARTÓRIOS INTEGRADOS DE RELAÇÃO DE CONSUMO RECEBEM ISO 9001

QUARTA-FEIRA, 23 DE JANEIRO DE 2019 ÀS 09:14
Compartilhar:

A manhã desta terça-feira (22) foi marcada por mais uma conquista para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Em cerimônia realizada no Salão de Casamentos do Fórum das Famílias, o Serviço de Comunicações Gerais (Secomge), os Cartórios Integrados de Relação de Consumo e o Plantão Judiciário do 2º Grau receberam o Certificado ISO 9001 – recomendação para a Certificação da International Organization for Standardization – versão 2015, documento que reconhece a implantação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ).

Para os dois primeiros, o certificado na norma NBR ISO 9001/2015 é uma realidade desde 2017, sendo esta uma manutenção da certificação, comprovando a maturidade do SGQ implantado. Já o Plantão Judiciário de 2º Grau recebeu o certificado pela primeira vez, validando, assim, o excelente nível de implantação do SGQ na unidade.

Iniciando os pronunciamentos da solenidade, o 1º Vice-Presidente, Desembargador Augusto de Lima Bispo externou sua satisfação em receber os certificados de manutenção e implantação do SGQ, ressaltando que, no serviço público, a certificação ainda é algo pouco comum. Os serviços do Secomge e do Plantão Judiciário do 2º Grau funcionam sob a administração da 1ª Vice-Presidência.

A Desembargadora Maria da Purificação da Silva, que estava como 1ª Vice-Presidente quando o Secomge recebeu a certificação pela primeira vez, ressaltou a sua satisfação em ver a continuidade no trabalho e o comprometimento das unidades.

O Presidente da Corte, Desembargador Gesivaldo Britto, falou acerca da importância da certificação e, mais uma vez, teceu elogios à equipe de servidores e colaboradores do TJBA. Aproveitando o ensejo, o Chefe do Judiciário baiano lembrou sobre os 410 anos do Tribunal, que será celebrado em março deste ano.

A entrega dos três certificados ao Presidente do TJBA foi feita pelo Diretor Executivo da Forte Consultoria e Coordenador do Projeto de Certificação, Roberto Monezi. Ele ressaltou a importância da certificação para o TJBA, destacando o interesse da instituição em atender seu público cada vez melhor.

Na sequência, o Presidente fez a entrega dos certificados ao 1º Vice-Presidente (Plantão Judiciário do 2º Grau e do Secomge) e à Diretora de Primeiro Grau, Mariana Larangeira (Cartórios Integrados).

Os certificados foram entregues também, desta vez pelo Desembargador Augusto de Lima Bispo, ao Chefe do Plantão Judiciário de 2º Grau, Jeferson Ferreira dos Santos, e à Chefe do Secomge, Mariana Guimarães Nunes, que receberam ainda uma placa em homenagem e reconhecimento aos esforços empreendidos para o alcance do certificado.

O Juiz Auxiliar da 1ª Vice-Presidência, Raimundo Nonato Borges Braga, ressaltou o esforço do Tribunal para a padronização de rotinas e melhoria contínua de produtos e serviços. A Chefe do Secomge agradeceu pela conquista.

Representando o 1º Cartório Integrado de Relações de Consumo, o Juiz José Lima Costa e a Diretora Administrativa, Adriana de Freitas Cerqueira, receberam o certificado das mãos do Desembargador Presidente. O Juiz José Lima Costa comentou sobre o trabalho em equipe para alcançar a certificação e os esforços para a melhoria contínua do serviço.

A entrega do certificado ao 2º Cartório Integrado foi feita pelo 1º Vice-Presidente. A Juíza Luciana Amorim e a Diretora de Cumprimento, Fernanda Cíntia Menezes, representaram a unidade. Para o Juiz Eldsamir Mascarenhas e o Diretor Administrativo, Marcos Vinícius Grangeão, do 3º Cartório Integrado de Relações de Consumo, a honraria foi entregue pela Corregedora-Geral da Justiça, Desembargadora Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos.

Já o 4º Cartório Integrado foi representado pela Diretora de Atendimento, Daniela Rodrigues, que recebeu o certificado das mãos da Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Juíza Élbia Araújo. Finalizando, o Presidente da Corte fez a entrega à Juíza Lícia Pinto Fragoso Modesto, Corregedora do 5º Cartório Integrado de Relações de Consumo, e ao Diretor Administrativo, Alexandre Lordelo Barbosa. Todas as unidades também foram homenageadas com placas em reconhecimento ao trabalho desenvolvido.

O projeto de implantação do SGQ coaduna com as diretrizes de planejamento estratégico do TJBA, alinhado ao macrodesafio de “celeridade e produtividade na prestação jurisdicional”. O SGQ, baseado na Norma NBR ISO 9001/2015, é uma ferramenta de controle e padronização dos processos e também permite a medição da eficácia das ações tomadas com foco na satisfação do cliente e na busca da melhoria contínua dos processos.

Prestigiando mais esse passo do Tribunal mais antigo das Américas estiveram presentes, os Desembargadores, Maria da Purificação da Silva e Baltazar Miranda Saraiva; os Assessores Especiais da Presidência, Juiz Humberto Nogueira e Juíza Rita Ramos; os Juízes Auxiliares da 1ª Vice-Presidência, Raimundo Braga e Joséfison Oliveira; além de todo o Secretariado do TJBA, Servidores e Colaboradores.

 

 

 

Foto e Texto: ASCOM.