Memória da Justiça Brasileira
Pesquisa e Redação: Carlos Alberto Carrillo
Coordenação Científica e Editorial: Des. Gérson Pereira dos Santos

"Memória da Justiça Brasileira" é um projeto de pesquisa, em curso desde 1992, que visa à recuperação de informações - não necessariamente desconhecidas, mas sim dispersas e de difícil acesso - sobre as origens e o desenvolvimento da nossa estrutura judiciária.

Foram publicados, até o momento, três volumes: "Do Condado Portucalense a Dom João de Bragança","Da Restauração Portuguesa ao Grito do Ipiranga" e "Independência e Constitucionalismo".

Extensos e fartamente ilustrados, esses volumes são uma carga excessivamente pesada para o tráfego via Internet. Por isso, estamos oferecendo duas alternativas de consulta:

Para quem só deseja ter uma visão rápida e amena, estamos oferecendo apenas os textos, para navegação "on line". A apresentação é mais enxuta, fornecendo um acesso imediato e interativo.

Preferindo-se uma consulta mais pormenorizada, o usuário experiente pode fazer o "download" do texto completo de cada volume (incluindo apêndices e notas bibliográficas) e/ou da coletânea de documentos históricos que acompanhou a edição impressa. O "download" será feito na forma de arquivos auto-descompactantes no formato DOC (Word para Windows).

  Consulta On-Line
Volume 1
Volume 2
Volume 3
  Download
Textos do Volume 1
Textos do Volume 2
Textos do Volume 3

Documentos do Volume 1

Documentos do Volume 2

Documentos do Volume 3