Publicado em 05/09/2018 às 16h30

A OUVIDORIA JUDICIAL DO TJBA LANÇA NOVO SISTEMA.

A- A+

A Ouvidoria Judicial é unidade administrativa do TJBA que atua como canal de intercomunicação com o usuário da justiça. Aqui, o cidadão pode esclarecer dúvidas, pedir informações, fazer sugestões, denúncias ou elogios aos serviços prestados pelo Poder Judiciário Baiano.

Desde o início da gestão, a Desa. Maria da Graça Osório Pimentel Leal, 2ª Vice-Presidente, juntamente com a Juíza Ouvidora, Dra. Marina Kümmer, identificaram a necessidade de criação de um novo Sistema para a Ouvidoria Judicial, mais moderno e eficiente, já que o atualmente existente foi desenvolvido no final de 2008 e já se encontra obsoleto e não atende as necessidades atuais.

Portanto, foi desenvolvido pela COSIS, para melhor atender as demandas dos cidadãos e jurisdicionados, o novo Sistema da Ouvidoria, com layout atualizado, com ferramentas mais avançadas, com o qual será possível uma solução mais ágil das manifestações, melhorando, sobremaneira, a comunicação da Ouvidoria com os demais setores e unidades do TJ/BA, o que é indispensável para a eficiência do trabalho da Ouvidoria.

O Novo Sistema poderá ser acessado por meio do sítio do TJ/BA, no link Ouvidoria, onde o cidadão encontra as opções desejadas, com os formulários eletrônicos de forma simples e intuitiva. Trata-se de um sistema inteligente, onde as manifestações, após validadas pelos servidores da ouvidoria, serão encaminhadas por e-mail às unidades e Magistrados, os quais poderão acompanhar às reclamações das unidades por meio do próprio sistema. Automaticamente, o sistema efetivará a reiteração da comunicação por duas vezes e, por fim, na hipótese de não haver resposta, a manifestação será redirecionada à Corregedoria para providências.

O Cidadão receberá as informações sobre o trâmite de sua manifestação por e-mail, como também poderá consultar diretamente por meio do Sistema da Ouvidoria.

Evidencia-se, pois, que o novo sistema veio trazer maior agilidade e efetividade ao serviço da Ouvidoria, tornando a Justiça mais próxima do cidadão, colaborando para melhorar o nível de excelência das atividades necessárias à prestação jurisdicional, sugerindo medidas com vistas ao seu aprimoramento e solução dos problemas.

Aprimorar o diálogo com os jurisdicionados, no desafiante trabalho de ouvir todos os cidadãos e fazer suas vozes ecoarem na Instituição, é o objetivo desta Ouvidoria, além de ser de extrema importância para o fortalecimento da prestação jurisdicional, com vistas à celeridade de tramitação dos processos e à transparência dos procedimentos, elevando a credibilidade da Justiça.

Na foto, da esquerda para direita, a equipe da Ouvidoria Judicial, Antônio Magnavita Neto, o ouvidor Adjunto Dr. Guilherme José de Carvalho Neto, a  2ª Vice-Presidente Desa Maria da Graça Osório Pimentel Leal, a Juíza Ouvidora Dra Marina Kümmer e os estagiários Patrícia Andrade, Quessia Sandrine e Vanderson Ramos.