Publicado em 02/02/2023 às 17h06

PORTAL DA TRANSPARÊNCIA DO TJBA GARANTE O DIREITO À INFORMAÇÃO PARA O CIDADÃO

A- A+

Você já conhece o Portal da Transparência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA)? Este site garante a todo o cidadão o direito de acesso à informação. Nesse espaço, de forma simples, objetiva e transparente, é possível encontrar detalhes referentes à gestão administrativa e financeira dos órgãos administrativos, inclusive os serviços auxiliares e judiciais do Tribunal. 

Neste ano, o Judiciário baiano atendeu a 100% dos itens avaliados e conquistou o 1º lugar entre os Tribunais mais transparentes do Brasil, sendo o Portal da Transparência um dos atenuantes, para que o Tribunal baiano alcançasse o melhor percentual no Ranking da Transparência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). 

Com a integração das áreas técnicas que focaram no tratamento dos dados e sua disponibilização de forma transparente, a atual gestão do Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco visa ao trabalho que garanta à sociedade o pleno acesso à informação. 

O Ranking da Transparência é promovido anualmente e busca estimular os órgãos do Judiciário a disponibilizarem suas informações de maneira mais clara e padronizada à sociedade, tornando mais fácil e transparente o acesso aos dados de gestão. 

Na 5ª edição do Ranking, foi implementado o prêmio por categoria, conforme o segmento da Justiça, estando o TJBA em destaque absoluto entre os premiados. 

Distribuídos em dez temas e 84 perguntas, os itens avaliados pelo CNJ buscaram identificar, entre outros pontos, se os órgãos do Judiciário publicaram suas informações quanto aos seguintes temas: audiências e sessões de julgamento; auditorias e prestação de contas; carta de serviços; gestão de pessoas; gestão estratégica; gestão orçamentária; informações ao cidadão; acessibilidade; licitações; contratos; convênios e instrumentos de cooperação; sustentabilidade; e tecnologia da informação e da comunicação. 

Acesse, aqui, o resultado final do Ranking de Transparência 2022   

Saiba mais  

Descrição da imagem: ilustrativa com um símbolo de lupa, o texto “Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2022 – 1º Lugar da Justiça Estadual” e as marcas do TJBA e do CNJ [fim da descrição].  

#pracegover #pratodosverem   

 

Texto: Ascom PJBA