Publicado em 13/02/2020 às 17h35

TJBA EMPOSSA MEMBROS DA MESA DIRETORA PARA O BIÊNIO 2020/2022

A- A+

O nosso judiciário baiano vai dar certo, porque queremos que ele dê certo”, assim afirmou, em seu eloquente discurso, o Desembargador Lourival Almeida Trindade, empossado Presidente da Corte baiana para o biênio 2020/2022 na manhã desta segunda-feira (3). Realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, a cerimônia reuniu Magistrados, Servidores, autoridades civis e militares, além de familiares dos novos membros da Mesa Diretora.

Acesse aqui galeria de fotos do evento

Foram empossados também, os Desembargadores Carlos Roberto Santos Araújo (1º Vice-Presidente); Augusto de Lima Bispo (2º Vice-Presidente); José Alfredo Cerqueira da Silva (Corregedor-Geral); e Osvaldo de Almeida Bomfim (Corregedor das Comarcas do Interior). A eleição da Mesa Diretora ocorreu no último dia 4 de dezembro, durante sessão plenária.

Confira o currículo dos novos membros da Mesa Diretora

A solenidade foi precedida da tradicional revista à tropa da Polícia Militar, em frente ao Fórum. Em seguida, acompanhado do Governador Rui Costa, o então Presidente em Exercício, Desembargador Augusto de Lima Bispo, e o Desembargador Lourival Trindade visitaram a cripta de Ruy Barbosa. Uma coroa de flores foi colocada no local em homenagem ao jurista, cujo aniversário de 170 anos foi celebrado no ano que passou.

Já no Salão Nobre, os Desembargadores adentraram ao som da Banda da Polícia Militar da Bahia (PM-BA). Após composição da mesa de honra, os Desembargadores Sílvia Zarif, Telma Britto, Mario Hirs e Jatahy Júnior conduziram os novos membros da Mesa Diretora à rotunda.

Ainda antes do rito de transmissão de cargo, os presentes acompanharam o Hino Nacional, executado pela Banda da PM-BA, seguido do discurso do Desembargador Augusto de Lima Bispo, 1º Vice-Presidente do biênio 2018/2020 e Presidente em Exercício do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) entre 19 de novembro de 2019 e 3 de fevereiro de 2020.

Em seu pronunciamento, o Magistrado registrou os importantes feitos da gestão, conduzida pelo Desembargador Gesivaldo Britto, e agradeceu, nominalmente, aos Gestores que tanto contribuíram para o sucesso do trabalho desenvolvido. Finalizando, fez questão de falar sobre o seu sucessor na Presidência da Corte.

Quem conhece o Desembargador Lourival sabe que se trata de um homem íntegro, de conduta ilibada, inteligente culto, dedicado, trabalhador incansável e um bom gestor, conforme já teve oportunidade de provar quando esteve à frente do nosso TRE”, pontuou.

Às 11h05, o então Presidente em Exercício fez a transmissão do cargo presidencial e o Desembargador Lourival Almeida Trindade proferiu o compromisso de posse. O rito foi repetido pelos demais membros da Mesa Diretora, que foram empossados, na sequência, pelo novo Presidente.

Em um discurso, recheado de referências a grandes autores, o Presidente Lourival Trindade agradeceu aos seus pares e à sua família, lembrou um pouco da história do Tribunal e falou sobre as perspectivas para a gestão.

Não me sinto envaidecido, mas comprometido com a confiança demonstrada através de generosos corações dos colegas Desembargadores. No exercício do cargo, sei das dificuldades que me aguardam, mas não temo o desafio”, afirmou.

Ao final, os integrantes da Mesa Diretora para o biênio 2020/2022 receberam os cumprimentos no Salão Nobre.

Participaram também da cerimônia, o Presidente da Assembleia Legislativa da Bahia, Deputado Estadual Nelson Leal; o Ministro do Supremo Tribunal Federal Carlos Ayres Brito; a Procuradora-Geral de Justiça da Bahia, Ediene Lousado; o Presidente do Tribunal de Justiça de Sergipe, Desembargador Osório de Araújo Ramos Filho; o Prefeito de Salvador, Antônio Carlos Magalhães Neto; o Comandante do 2º Distrito Naval, Vice Almirante André Luiz Silva Lima de Santana Mendes; o Comandante da 6ª Região Militar, General de Divisão João Batista Bezerra Leonel Filho; o Presidente da Câmara Municipal de Salvador, Vereador Geraldo Júnior; o Procurador-Geral do Estado da Bahia, Paulo Moreno Carvalho; a Presidente do Tribunal Regional do Trabalho – 5ª Região, Desembargadora Dalila Nascimento Andrade; e o Presidente do Tribunal de Contas do Estado, Conselheiro Gildásio Penedo Filho.

03A solenidade foi prestigiada ainda pelo Vice-Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Luiz Viana Queiroz, representando o presidente da OAB, Felipe Santa Cruz; pelo Defensor Público Geral, Rafson Saraiva; pelo Secretário Judiciário do TJBA, Edmundo Hasselman; pelo Vice-Prefeito de Salvador, Bruno Reis; pelo Presidente da OAB secção Bahia, Fabrício de Castro Oliveira; pelo Procurador-Chefe da Procuradoria Regional do Trabalho da 5ª Região, Luís Carlos Carneiro Gomes; pelo Presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, Conselheiro Plínio Carneiro da Silva Filho; e pela Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia, Juíza Élbia Araújo.