Publicado em 22/10/2020 às 14h29

2ª VICE-PRESIDÊNCIA PARTICIPA DE REUNIÃO EXTRAORDINÁRIA DO NÚCLEO SOCIOAMBIENTAL COM TEMA DE ATUALIZAÇÃO DO PLANO DE LOGÍSTICA SUSTENTÁVEL

A- A+

 

O Núcleo Socioambiental (NSA) do Judiciário baiano realizou, nessa segunda-feira (19), uma reunião extraordinária. Na pauta, a atualização do Plano de Logística Sustentável (PLS). À frente da Comissão Gestora do PLS do Judiciário baiano – EcoPlan, a Juíza Marta Moreira presidiu o encontro, que contou com a participação da Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, Coordenadora do Núcleo, bem como de seus membros e de representantes de setores do Tribunal.

Contribuir de forma efetiva para uma mudança de cultura institucional, no que tange ao consumo consciente, gestão de resíduos e exercício da cidadania, focando esforços para vislumbrar um futuro economicamente viável, socialmente justo e ambientalmente correto. Esse é o intuito ao se implantar um Plano de Logística Sustentável.

No âmbito do Judiciário baiano (PJBA), o PLS em vigência contempla o quadriênio 2016-2020, cujo balaço das atividades foi apresentado durante a reunião ocorrida na tarde de ontem, com destaque para as práticas de controle, monitoramento, conscientização dos recursos pelo PJBA, com realização de convênios e construções sustentáveis.

A proposta para o próximo quadriênio inclui novas ferramentas e metas, especialmente associadas ao trabalho virtual e uso da tecnologia. A relevância das novas tecnologias foi abordada durante a reunião extraordinária, sobretudo no que diz respeito aos projetos para digitalização das atividades jurisdicionais e, no âmbito do PJBA, às perspectivas trazidas pelo sistema de gerenciamento matricial de despesas (BI) e pelo Game que está sendo desenvolvido pela Assessoria de Comunicação Social (Ascom), cujo intuito é fomentar a integração dos servidores com as questões socioambientais de forma lúdica e inclusiva.

Na ocasião, a Desembargadora Maria de Fátima informou sobre a elaboração do relatório semestral do ano de 2020, que servirá de contribuição para o novo Plano de Logística Sustentável do PJBA. Durante as discussões, entre outros pontos, foi abordada a realização de programas e campanhas educativas para divulgação e internalização do PLS.

Participaram da reunião, as magistradas Ana Cláudia Silva Mesquita, Laura Scaldaferri Pessoa, e Renata Mirtes Benzano de Cerqueira; os magistrados Gilberto Bahia de Oliveira e Raimundo Nonato Braga; e os servidores José Romilson Mascarenhas (Seplan), Leonice Santos Salgado (CDESC),  Jorge Medrado Júnior (DSP), Marcela Gonzaga (AEPII).

 

 

 

 

*Texto: ASCOM