Estagiários do Núcleo Unijud Digital acompanharam, na última quinta-feira (16), palestra sobre a Ouvidoria do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), unidade vinculada à 2ª Vice-Presidência da Corte, que tem à frente o Desembargador Augusto de Lima Bispo.
Como um canal aberto de comunicação entre a Justiça e o público externo, o PJBA tem a Ouvidoria Judicial mais antiga das Américas. O setor, que é conduzido pelo Juiz Ouvidor Raimundo Braga, tem o objetivo de dar respostas mais céleres ao cidadão, além de aproximar o Poder Judiciário da comunidade.
Essas e outras informações acerca do funcionamento da Ouvidoria e o dia a dia de seus profissionais foram apresentadas pelo Ouvidor Adjunto Guilherme Carvalho. Na oportunidade, os estagiários do Unijud receberam, ainda, materiais informativos do setor.
Ouvidoria PJBA – Por meio do site do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), o cidadão pode acessar o portal da Ouvidoria, encaminhar a sua solicitação e acompanhar o andamento. A Ouvidoria recebe a manifestação, analisa e identifica o responsável pelo atendimento, encaminhando o expediente.
Também é de responsabilidade da Ouvidoria enviar ao manifestante a resposta recebida da Unidade Judicial responsável, que pode acontecer de imediato, dentro do prazo de 24 horas ou no máximo de 30 dias.
Para enviar a manifestação é necessário se identificar com nome e endereço completo, telefone e e-mail para que a sua solicitação seja atendida. Os usuários podem entrar em contato com a Ouvidoria do PJBA no horário das 08h às 18h, através dos seguintes meios:
Portal:https://ouvidoria.tjba.jus.br/
E-mail:ouvidoria@tjba.jus.br;
Telefones: (71) 3372- 5565 / 5559 | 0800 0712222