Ir para o conteúdo
Logo da Corregedoria

Institucional

Missão
Assegurar os direitos jurisdicionais, no âmbito do 1º Grau, orientando, corrigindo e inspecionando as atividades judiciais e extrajudiciais, contribuindo para a excelência dos serviços prestados à sociedade.
Visão
Concretização dos planos da missão, refletindo, assim, o aumento da prestação jurisdicional, com qualidade e eficiência.
Valores
Imparcialidade – Transparência – Confiabilidade – Ética – Celeridade – Acessibilidade – Credibilidade – Eficiência

As corregedorias

Biênio 2024-2025

Des. Roberto Maynard Frank
Corregedor Geral da Justiça

Desa. Pilar Célia Tobio De Claro
Corregedora das Comarcas do Interior

A Corregedoria Geral da Justiça e a Corregedoria das Comarcas do Interior, são órgãos de orientação, fiscalização e normatização das atividades judiciais de 1º Grau e Extrajudiciais, sendo que, até 27 de novembro de 2007, o Poder Judiciário do Estado da Bahia, contava, apenas, com a Corregedoria-Geral da Justiça, quando, então, entrou em vigor a nova Lei de Organização Judiciária do Estado da Bahia (Lei Estadual nº 10.845, de 27 de novembro de 2007), criando a Corregedoria das Comarcas do Interior, cada uma delas representada por um Corregedor, eleito entre os Desembargadores do Tribunal de Justiça da Bahia, para efetivo exercício pelo período de 2 anos, auxiliados por Juízes Corregedores.

Têm como finalidade principal, a garantia do bom funcionamento das referidas atividades judiciais, em benefício do cidadão. Nesse sentido, preza pela melhoria das rotinas dos serviços prestados, atuando de forma preventiva, intervindo no funcionamento das unidades, quando necessário.

De forma correicional, sua atuação se dá quando há elementos que justifiquem a intervenção, para averiguação de condutas funcionais que importem na suspeita da prática de atos ilícitos por magistrados de 1º grau, apurando e propondo ao Tribunal Pleno Administrativo a instauração de Procedimento Administrativo Disciplinar, ou seu arquivamento. É também órgão revisor nos casos de procedimentos administrativos que envolvam tabeliães, notários e registradores.

As Corregedorias também atuam na condução do Processo Administrativo Disciplinar contra servidores, aplicando, se for o caso, a pena respectiva.

Com as correições, sejam elas judiciais ou extrajudiciais, multiplicam-se esforços no sentido de elaborar rotinas mais eficazes, para solução dos problemas identificados nas unidades de 1º grau, tornando possível a implementação de novas práticas, auxiliando os magistrados no saneamento de suas unidades.

No que diz respeito aos atos normativos editados pelo Corregedor Geral de Justiça e pelo Corregedor das Comarcas do Interior, o objetivo é unificar os procedimentos adotados pelas unidades judiciais de 1º Grau e pelos Cartórios Extrajudiciais.

As Corregedorias encontram-se à disposição de Magistrados, Operadores do Direito e Cidadãos, no mesmo horário de funcionamento do Tribunal de Justiça, conforme contatos disponibilizados nessa página.

Juízes Corregedores

Chefia de Gabinete

Secretaria

Assessoria Jurídica

Seções Administrativas

Central de Cumprimento de Mandados

Galeria – Ex Corregedores do TJBA

Previous Next
Close
Test Caption
Test Description goes like this