O Dia das Crianças, celebrado em 12 de outubro, é mais que uma data comemorativa para o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). É uma oportunidade de reafirmar o compromisso com o futuro dos pequenos, aqueles que, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), têm até 11 anos de idade.
O TJBA, sob a Presidência da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, se dedica a promover iniciativas que garantam a proteção, o cuidado e o afeto que esse público merece.
A Coordenadoria da Infância e da Juventude (CIJ), liderada pelo Desembargador Salomão Resedá, é a força motriz por trás dessas ações. A unidade desenvolve iniciativas que vão desde a educação e o lazer até o suporte psicossocial e o acolhimento por meio de programas de adoção.
Além disso, o Judiciário baiano conta com Varas da Infância e da Juventude, presentes na capital e em comarcas do interior, como Alagoinhas, Camaçari, Ilhéus, Itabuna e Vitória da Conquista. Essas unidades atuam na jurisdição em matéria cível, infracional e de execução de medidas socioeducativas.
Para facilitar o acesso à justiça, veja, abaixo, os detalhes de contato, local e responsáveis por cada Vara da Infância e da Juventude: Capital – Interior.
Além disso, o TJBA disponibiliza 109 salas de depoimentos especiais em todo o estado. Esses espaços garantem que crianças e adolescentes vítimas ou testemunhas de violência tenham um ambiente acolhedor durante os processos judiciais, oferecendo serviços especializados para a escuta.
O tema das Salas Especiais é abordado com detalhes pelo Desembargador Salomão Resedá no Podcast “Saiba Mais”. Para assistir, clique aqui.
O TJBA enfatiza que a sociedade tem o dever de proteger as crianças. Convém frisar os canais de comunicação para denúncia, como o Disque 100.
Conheça algumas das ações da CIJ que promovem a integridade das crianças:
Descrição da imagem: ilustrativa com imagens de crianças [fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover