Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
I Semana de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ do TJBA inicia hoje (25); dois Círculos Formativos Virtuais já estão disponíveis
25 de junho de 2024 às 11:25
I Semana de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ do TJBA inicia hoje (25); dois Círculos Formativos Virtuais já estão disponíveis

 

A I Semana de Promoção e Defesa dos Direitos da População LGBTQIAPN+ do TJBA: “Produzindo vida e celebrando direitos” inicia nesta terça-feira (25), mediante a publicação, no canal do Poder Judiciário do Estado da Bahia no Youtube, dos dois primeiros Círculos Formativos Virtuais da programação: “Perspectivas Dissidentes: Preconceitos e Abandono”; e “Famílias Dissidentes: Trajetórias de Ativismo – Mães Coloridas e o papel familiar na luta contra a LGBTQIAPN+fobia”.  
 
Acesse o site do evento e confira a programação completa 

Ao todo, o público poderá assistir a cinco Círculos Virtuais na plataforma de vídeo, os quais serão liberados, gradativamente, ao longo da Semana. Os outros três temas são: “Saberes Dissidentes: Diálogos sobre Saúde e Envelhecimento da População LGBTQIAPN+”; “Epistemologias Dissidentes: Educação e Produção de Saberes LGBTQIAPN+”; e “Mulheridades Plurais: Um olhar para as mulheres lésbicas e intersexo”.   

MOSTRA DE ARTE E FEIRA DE EMPREENDEDORISMO 
A partir de amanhã (26), começam as atividades presenciais. Agregando arte e cultura à programação, a mostra “Transgeneridades Negras” ficará em exibição no átrio do edifício-sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). Já na praça de serviços, os visitantes poderão conferir a “Feira de Empreendedorismo e Engajamento LGBTQIAPN+”. 

SEMINÁRIO 
Nos dias 26 e 27, o “Seminário Justiça e Diversidade” reunirá profissionais e ativistas que dão voz à causa. Segurança pública, justiça, direitos e família estão entre os temas que serão abordados ao longo das seguintes Mesas de Debates:  

Mesa 1 – “Segurança Pública e a garantia de Direitos para a população LGBTQIAPN+”;  

Mesa 2 – “O papel do Judiciário na defesa dos direitos LGBTQIAPN+”;  

Mesa 3 – “A Família LGBTQIAPN+ e os Desafios Jurídicos”;  

Mesa 4 – “Mulheridades Plurais”; e 

Mesa 5 – “Masculinidades Plurais”.  

A Abertura do Seminário contará com a presença da Desembargadora Nágila Brito, Presidente da Coordenadoria da Mulher; do Desembargador Lidivaldo Britto, Presidente da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS); e da Juíza Maria Angélica Matos, Presidente da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em questões de Gênero e Orientação Sexual do TJBA (COGEN).  

 CINE DEBATE   
Além das cinco Mesas, o Seminário Justiça e Diversidade inclui o Cine Debate sobre o filme “Homens Invisíveis”, promovido em parceria com o Projeto AMPARE – Grupo de Orientação e Acolhimento nas questões de Assédio, Inclusão, Discriminação e Violência de Gênero para Estagiários do TJBA.  A ação está prevista para ocorrer no dia 28 de junho, às 15h, na sala 309 do Anexo II do TJBA.   

ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS 
A programação contempla, ainda, atividades descentralizadas. A aula “O Valor da Diversidade: respeito e inclusão no ambiente de trabalho e nas relações sociais” será promovida, nas semanas seguintes, nos Fóruns Ruy Barbosa, Desembargador Carlos Souto (Sussuarana) e Ministro Adhemar Raymundo da Silva (Imbuí). 

INSCRIÇÕES 
Os interessados em participar do “Seminário Justiça e Diversidade” e da aula “O Valor da Diversidade: respeito e inclusão no ambiente de trabalho e nas relações sociais” devem se inscrever, por meio da Unicorp-TJBA, para receberem certificação.  
Inscrições – magistrados e servidores  
Inscrições – visitantes 

A SEMANA  
Uma iniciativa da Comissão para a Promoção de Igualdade e Políticas Afirmativas em questões de Gênero e Orientação Sexual do TJBA (COGEN), com o apoio da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA), a Semana busca trazer para o âmbito do Judiciário baiano o debate sobre pautas da comunidade LGBTQIAPN+. 

À frente da COGEN, a Juíza Maria Angélica Matos destaca que o evento objetiva “aumentar a conscientização sobre as experiências e os desafios enfrentados pela comunidade LGBTQIAPN+, promover a empatia e fornecer orientações sobre como criar um ambiente inclusivo”. 

Com a realização da Semana, a Comissão reforça o seu compromisso de discutir políticas afirmativas com vistas ao combate de qualquer tipo de discriminação e, sobretudo, de promover ações para sensibilização, garantia de direitos, humanização e valorização das vidas LGBTQIAPN+.

Descrição da Imagem: ilustrativa, contendo marcas do evento, do TJBA, da COGEN e da UNICORP, à esquerda, e a foto de quatro pessoas à direita {Fim da descrição}.   
 
#pracegover #pratodosverem