A Desembargadora Maria da Purificação da Silva participou do segundo e último dia do 1º Simpósio Internacional pela Equidade Racial: Brasil, Estados Unidos e África do Sul. A magistrada presidiu o painel “Políticas Judiciárias a partir do Pacto Nacional pela Equidade Racial: como construir práticas de promoção efetiva da equidade racial no Brasil”.
O evento foi promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) e ocorreu em Brasília, nos dias 4 e 5 de dezembro.
A magistrada alertou para a baixa participação feminina negra no Judiciário. “É preciso mudar essa realidade. Sem dúvida, o Poder Judiciário tem um papel fundamental na construção de um Brasil mais justo e inclusivo. Nossa população deve refletir o compromisso de erradicar todas as formas de discriminação garantindo que homens e mulheres, negros e de outros grupos, sejam protagonistas”, disse a Desembargadora.
A Juíza Andremara dos Santos, da 1ª Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher da Comarca de Salvador e integrante da Comissão de Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS), também participou do simpósio.
A magistrada esteve no painel que encerrou o evento com a apresentação dos enunciados da 1ª Jornada da Justiça Federal pela Equidade Racial.
O Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial consiste na adoção de programas, projetos e iniciativas a serem desenvolvidas em todos os segmentos da Justiça, com o objetivo de combater e corrigir as desigualdades raciais, por meio de medidas afirmativas, compensatórias e reparatórias. Todos os Tribunais do Brasil aderiram.
Descrição da imagem: Palestrantes que participaram dos dois dias do 1º Simpósio Internacional pela Equidade Racial: Brasil, Estados Unidos e África do Sul [fim da descrição].
#Pracegover #pratodosverem