Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
3ª edição da Revista Consenso: lançamento do exemplar conta com palestra sobre “Justiça Restaurativa e a Advocacia” 
26 de março de 2024 às 9:47
3ª edição da Revista Consenso: lançamento do exemplar conta com palestra sobre “Justiça Restaurativa e a Advocacia” 

Promovido pela Comissão Especial de Justiça Restaurativa da Ordem dos Advogados do Brasil da Bahia (OAB-BA), o Seminário gratuito “Justiça Restaurativa e a Advocacia” foi realizado no auditório da sede da entidade, na sexta-feira (22). Na oportunidade, foi lançada a 3ª Edição da Revista Consenso, cujo periódico reúne trabalhos acadêmicos oriundos de estudos e pesquisas sobre a JR. 

O evento foi produzido em parceria com o Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), o Fórum Permanente de Justiça Restaurativa da Universidade Corporativa do TJBA (Unicorp) e a Escola Superior de Advocacia (ESA). 

A nova edição da Revista Consenso é um reflexo da contínua jornada do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA em direção a uma justiça mais colaborativa e empática, destacando os avanços na integração do método restaurativo no âmbito educacional, por meio da participação na Campanha “2023 – Ano da Justiça Restaurativa na Educação”, do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), bem como sua aplicação no âmbito judicial.  

Reunindo profissionais do Direito, um dos objetivos do Seminário foi “incentivar os advogados a abordarem a Justiça Restaurativa como uma prática normal de procedimento, pois assegura uma legítima defesa, um ambiente saudável para a construção e o despertar de novos caminhos dentro daquele conflito”, definiu a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus, Presidente do Comitê Gestor do Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do TJBA. 

A Magistrada esteve presente ao lado dos expositores da reunião: o Advogado e Professor de Direito Penal e Processual Penal, Sérgio Habib; e a Juíza Maria Fausta Cajahyba Rocha, da 5ª Vara da Infância e Juventude de Salvador, que apontou a relevância da cerimônia: “quebra um tabu imaginar que a Justiça Restaurativa exclui o trabalho dos advogados, porque, na realidade, os advogados são muito necessários e atuantes para fazer essa intermediação entre as partes e a justiça”. 

Ao final da ação, o Advogado e Professor Sérgio Habib sorteou exemplares dos seus livros “A questão penal na obra de Graciliano Ramos” e “O crime e o criminoso na obra de João Ubaldo Ribeiro”. 

Ainda marcaram presença a Presidente e a Vice-Presidente da OAB-BA, Daniela Borges e Christianne Gurgel; a Secretária-Geral da OAB-BA, Esmeralda Maria de Oliveira; a Presidente da Comissão Especial de Justiça Restaurativa da OAB-BA, Maria Aparecida Silva Diniz; entre outros profissionais do Direito.  

Clique aqui e confira a 3ª Edição da Revista Consenso.

Descrição da imagem: autoridades e profissionais de direito posando para foto [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA