Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Abertura do TJBA Mais Perto em Alagoinhas tem capacitações e escuta ativa com juízes e servidores
11 de março de 2025 às 7:34
Abertura do TJBA Mais Perto em Alagoinhas tem capacitações e escuta ativa com juízes e servidores

O primeiro dia do projeto TJBA Mais Perto em Alagoinhas, na segunda-feira (10), foi preenchido por capacitações para juízes e servidores e, também, pelas visitas dos secretários do Tribunal de Justiça às varas, com a finalidade de atender às demandas das unidades judiciárias de forma rápida e próxima da realidade local.  

“Temos um desafio grande que é o de entender as necessidades de cada unidade aqui da comarca, com suas peculiaridades, e o que é possível dentro da administração a gente, estando mais perto, como o nome do projeto já diz, trazer uma solução mais rápida e mais eficiente para que a justiça se efetive da melhor forma. Conversamos com os juízes e foi uma conversa muito produtiva. Antecipamos um pouco das necessidades e já conseguimos resolver alguns casos. Outros nós retornaremos ao Tribunal com essas demandas e com esse olhar especial para elas”, destaca a Chefe de Gabinete da Presidência, Maria Paula Carvalho. 

Alagoinhas é a primeira comarca a sediar o projeto em 2025, depois do sucesso em Salvador, Vitória da Conquista, Barreiras, Juazeiro e Feira de Santana no ano passado. Servidores de 15 comarcas receberam um curso sobre apuração de custas remanescentes, dividido em quatro turmas devido à quantidade de participantes.  

“Esse projeto de arquivamento responsável traz para o Tribunal a importância de recolher as custas processuais que deveriam ser pagas antecipadamente, mas por algum motivo o processo teve andamento sem o recolhimento daquele ato que era tributável. Essa arrecadação serve para custeio do próprio Tribunal, como contratação de terceirizados, contratação de empresas de construção de fóruns, vale alimentação, vale transporte”, explica o Diretor do Núcleo de Arrecadação e Finanças, Adolfo Ferri. 

Houve, ainda, mesa-redonda sobre administração das unidades gestoras, capitaneada pela Secretária de Administração, Fernanda Dantas; curso de Metas Nacionais do Judiciário, ministrado pelo Diretor de Planejamento Estratégico, Alexandro Santos; bate-papo com a Consultora Jurídica, Mônica Garrido; e mentoria sobre o Painel de Priorização de Processos (PPP) com a Diretora de Primeiro Grau, Thais Felippi. Em paralelo, as salas reservadas para o Mutirão Maria da Penha em Foco realizaram audiências em processos de violência doméstica e familiar contra a mulher. 

TJBA Mais Cidadão – A programação nesta terça-feira (11) é dupla, com a continuação do TJBA Mais Perto e a edição inaugural do TJBA Mais Cidadão, que oferecerá serviços gratuitos para a população, das 9h às 17h, no estacionamento do Fórum Desembargador Ezequiel Pondé. Agendamento da nova Carteira de Identidade Nacional, aplicação de vacinas e realização de exames estão no rol de serviços (confira a lista com todos nas imagens abaixo).  

A abertura dos trabalhos caberá à Desembargadora Cynthia Resende, que vai inaugurar as novas instalações do fórum, às 9h. Ao longo do dia, a agenda da Presidente do TJBA reserva encontros com advogados da região, com juízes e com servidores.

.

Descrição da imagem de capa: juízes e servidores durante o curso de Metas Nacionais com o Diretor de Planejamento Estratégico, Alexsandro Santos [fim da descrição].

#pracegover #pratodosverem

Texto publicado: Ascom TJBA