No próximo dia 17 de janeiro, o Fórum Ruy Barbosa, em Salvador, recebe um grupo especial de 23 alunos e 3 professores do Seminário Teológico de Princeton, dos Estados Unidos, para a realização do evento “Diálogos Interinstitucionais Bahia e Princeton”.
O evento, que começa às 9h, inclui uma série de visitas a importantes locais do Fórum, como: o Átrio; o Salão do Júri; a Cripta; a Biblioteca; o Salão Nobre; e o Memorial do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). O evento é organizado pela Universidade Coorporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp-TJBA) em parceria com a Comissão para a Promoção da Igualdade e Políticas Afirmativas em Questões de Gênero e Orientação Sexual (COGEN) e a Comissão Permanente para a Igualdade, Combate à Discriminação e Promoção dos Direitos Humanos (CIDIS).
O Seminário Teológico de Princeton, fundado em 1812, é uma instituição ecumênica e inclusiva, conhecida por sua diversidade estudantil, que representa as várias facetas da humanidade, incluindo gênero e sexualidade. O professor Raimundo Barreto Júnior, responsável pela visita, que leciona, desde 2014, no programa de Cristianismo Mundial e História das Religiões e coordena o Departamento de História e Estudos Ecumênicos, externa a importância da imersão cultural para seus alunos. Ao longo dos anos, ele tem levado seus estudantes a diferentes países para estudar diversas tradições religiosas e suas conexões com os contextos sociais e culturais locais.
“Visitaremos várias expressões religiosas, como o candomblé, o islamismo, o catolicismo popular e o protestantismo. Visitaremos, ainda, uma comunidade quilombola e a irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Cachoeira. Aprenderemos sobre a riqueza e a complexidade da história brasileira, em parte pelos olhos de movimentos populares, como também por meio de suas instituições”, comenta o professor Raimundo Júnior.
A visita ao Fórum Ruy Barbosa é uma oportunidade única para os alunos do Seminário interagirem com o sistema judiciário brasileiro e aprofundarem os debates sobre direitos humanos, gênero e políticas sociais. Apesar de não falarem português, o grupo contará com a ajuda de um tradutor, garantindo uma comunicação eficaz durante os diálogos interinstitucionais.
A imersão, que ocorre a cada dois anos, é parte de um programa educacional mais amplo do Seminário, que visa expor os alunos a diferentes realidades culturais e religiosas, promovendo um aprendizado enriquecedor sobre as complexidades sociais e históricas dos lugares visitados.
Em Salvador, os alunos também visitarão a Sociedade Protetora dos Desvalidos, ganhadora do prêmio Luiz Gama do TJBA.
Descrição da foto: Fórum Ruy Barbosa iluminado [fim da descrição]
#pracegover #pratodosverem