Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Aposição da foto do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco é marcada por homenagens; ele é o 52º na Galeria de Ex-Presidentes da Corte 
5 de julho de 2024 às 18:51
Aposição da foto do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco é marcada por homenagens; ele é o 52º na Galeria de Ex-Presidentes da Corte 

“Busco a cada dia deixar um legado como o seu, aqui, no nosso Tribunal”, disse a Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, olhando carinhosamente o homenageado. A aposição da foto do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, na Galeria de Ex-Presidentes do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), ocorreu nesta sexta-feira (7), no Átrio da Corte. A cerimônia, que reuniu familiares, magistrados, advogados, assessores e amigos do Desembargador, marcou o encerramento do ciclo da sua gestão (fev.2022 a fev.2024). Ele é o 52º a integrar a Galeria. 

Clique, aqui, e veja a galeria de fotos do evento. 

Homenagens 

A Presidente Cynthia Resende, em seu discurso, elogiou a integridade do homenageado e rememorou aspectos marcantes da gestão dele. “Vínhamos de uma pandemia, com servidores e magistrados desmotivados e, em dois anos, Vossa Excelência levantou este Tribunal e motivou a todos”, frisou. Durante o seu discurso, ela destacou o que considera como maior legado deixado pelo Desembargador Nilson Castelo Branco, ou seja, “é a imagem de seriedade que o Tribunal deve ter. Vossa Excelência foi imprescindível nesse resgate”, disse ela reiterando a relação de amizade e gratidão que nutre com o Magistrado. 

“Muitas foram as realizações registradas nos Anais deste tribunal, mas penso que a grande lição foi a sua postura democrática. Um espírito aberto ao diálogo”, disse o Presidente da Comissão de Memórias do TJBA, Desembargador Cássio Miranda, ao falar sobre o Ex-Presidente da Corte, Desembargador Nilson Soares. E, de forma contundente, o Desembargador Cássio Miranda frisou: “é nosso dever e nossa salvação sermos gratos ao Desembargador Nilson Castelo Branco por tudo que ele fez pelo nosso Tribunal e ainda haverá de fazer”. 

Agradecimento 

Ao discursar para os presentes, o Desembargador Nilson Soares expressou gratidão pelas homenagens e falou da sua sucessora. “Minha querida Presidente iniciou sua gestão com eficiência, com perspectiva de alcançar o Prêmio Diamante junto ao Conselho Nacional de Justiça”, disse em tom de esperança. De forma similar, demonstrou felicidade pelo Tribunal mais Antigo das Américas ser presidido por uma mulher e falou sobre a presença feminina no poder.  “É fato que o equilíbrio de gênero no Tribunal Pleno cada vez mais avança, entretanto precisamos, como reparação histórica, que mais mulheres se façam mais presentes naquela Galeria”. 

Aposição da foto do Desembargador Nilson Soares Castelo Branco é marcada por homenagens; ele é o 52º na Galeria de Ex-Presidentes da Corte 

Diante da Galeria de Ex-Presidentes, o Magistrado falou do orgulho de ter a própria foto ao “lado de eminentes Desembargadores que fizeram história”, ao passo que agradecia a magistrados, secretários, servidores e terceirizados, que colaboraram durante sua gestão. 

De forma similar, demonstrou gratidão à Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB); à Ordem dos Advogados da Bahia (OAB-BA); à Defensoria Pública; ao Ministério Público; aos advogados; e aos familiares. “Agradeço à minha família, representada pela minha mulher, Suzane Faillace Castelo Branco, que soube comemorar os momentos de felicidade e alegria durante o meu exercício como Presidente”.  

Na sequência, os presentes acompanharam o descerramento da fotografia.  

Prestigiaram a cerimônia a Corregedora das Comarcas do Interior, Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro; o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Roberto Maynard Frank; o 1º Vice-Presidente, Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas; o Ouvidor Judicial, Desembargador Lidivaldo Reaiche; o Ouvidor Substituto, Desembargador Baltazar Miranda Saraiva; dentre outras autoridades.  

Também compareceram as Desembargadoras Maria da Purificação Silva; Nágila Maria Sales Brito; Lisbete Maria Teixeira Almeida Cézar Santos; Ivone Bessa Ramos; Rita de Cássia Machado Magalhães; Maria de Lourdes Pinho Medauar; Maria de Fátima Silva Carvalho; Soraya Moradillo Pinto; Aracy Lima Borges; Maria do Socorro Santa Rosa de Carvalho Habib; Lícia Pinto Fragoso Modesto; e Marielza Brandão Franco. Igualmente os Desembargadores Emílio Salomão Pinto Resedá; Pedro Augusto Costa Guerra; Jatahy Fonseca Júnior; Mário Augusto Albiani Aves Júnior; José Soares Ferreira Aras Neto; Paulo Alberto Nunes Chenaud; Geder Luiz Rocha Gomes; Paulo César Bandeira de Melo Jorge; Antônio Adonias Aguiar Bastos; e Cláudio Cesare Braga Pereira. 

O Presidente do Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA), Desembargador Abelardo Paulo da Matta Neto; a Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Seção Bahia (OAB-BA), Daniela Borges; o Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (Amab), Julio Travessa, e o 1º Vice-Presidente, Juiz Eldsamir Mascarenhas; a Defensora Pública Cynara Gomes, representando a Defensora Geral do Estado, Firmiane Venâncio; a  Assessora Especial da Presidência II – Assuntos institucionais, Juíza Rita Ramos; o Assessor Especial da Presidência I – Magistrados, Juiz Gustavo Teles; o Assessor Especial da Presidência, Juiz Sadraque Oliveira Rios Tognin, Gestor do Núcleo de Precatórios (NACP).  

Breve currículo do homenageado – graduado em Direito pela Universidade Católica do Salvador (UCSAL) em 1979, o Desembargador Nilson Soares Castelo Branco se especializou em Direito Público pela Universidade Salvador (UNIFACS). Em 2008, foi Professor de Ética Profissional e Deontologia Jurídica na Faculdade de Direito da Universidade Salvador. Advogou até o ano de 2010, com atuação nas esferas Eleitoral, Civil e Administrativa.  Ingressou como Desembargador no TJBA em 2010, ocupando a vaga do quinto constitucional da advocacia. Atuou na Segunda Turma da Primeira Câmara Criminal e na Seção Criminal. Foi Presidente da Primeira Câmara Criminal em 2011 e Diretor da Escola dos Magistrados da Bahia no biênio 2018-2020.       

Diretor-Geral da Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima (Unicorp) e da Escola Superior de Magistrados e Servidores (MASB) no biênio 2020-2022. Presidiu a Comissão Permanente de Segurança do TJBA nos biênios 2012-2014 e 2020-2022. Presidente do Comitê Gestor do Fundo de Segurança de Magistrados da Bahia (FUNSEG-BA), no período de 13 de fevereiro de 2020 a 2 de agosto de 2020 e, posteriormente, no biênio 2022-2024, quando também integrou o Comitê de Governança do TJBA.       

Refletindo o reconhecimento e a valorização de sua atuação exemplar em prol da Magistratura baiana, foi homenageado, em 2014, pela Assembleia Legislativa do Estado da Bahia (ALBA), com a Comenda 2 de Julho. No ano de 2023, foi agraciado pela Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB) com a Medalha Wilton de Oliveira e Souza, assim como pela Câmara Municipal de Salvador, por meio da Medalha Thomé de Souza. Em 2024, foi congratulado pelo Ministério Público do Estado da Bahia com o Prêmio JJ Calmon de Passos. 

Descrição da imagem: Desembargador Nilson Castelo Branco no ato de descerramento da placa com sua foto. Ele está acompanhado da esposa, Suzane; da Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Resende; e do 1º Vice-Presidente, Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA