Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Encerramento do segundo ciclo do Caminho Legal é marcado pelo entusiasmo dos adolescentes
1 de outubro de 2013 às 21:31

Encerramento do segundo ciclo do Caminho Legal é marcado pelo entusiasmo dos adolescentes  Encerramento do segundo ciclo do Caminho Legal é marcado pelo entusiasmo dos adolescentes  Encerramento do segundo ciclo do Caminho Legal é marcado pelo entusiasmo dos adolescentes  Sentados em uma grande roda, jovens do segundo ciclo do Caminho Legal diziam mensagens e impressões relacionadas ao convívio de dois meses proporcionados pelo programa. Sessenta e quatro adolescentes, entre 13 e 17 anos, concluíram nesta terça-feira (1°/10) o trabalho proposto nas oficinas sobre ética, sexualidade e saúde, direitos e deveres e problemas causados pelo uso de drogas. Além de aulas de artes cênicas e visuais e de informática.

Os integrantes do grupo são alunos de escolas públicas de Salvador e moradores de bairros periféricos no entorno da Fundação Lar Harmonia, no bairro de Piatã, onde toda a programação foi ministrada. O Programa Caminho Legal do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA) tem a proposta de resgatar o sentido de cidadania, fortalecendo valores e construindo sonhos.

O juiz assessor da Presidência e idealizador do programa, Ricardo Schmitt, destaca o quanto é gratificante ver no rosto de cada jovem a esperança, o que reflete o sucesso do programa, que tem como missão principal representar a responsabilidade do TJBA com a formação do ser humano. “Nosso papel é dignificar o ser humano que cada um desses adolescentes é, e transformá-los em pessoas de valores. Acredito que estamos no caminho certo”, comemora Schmitt.

Luana Gabriela dos Santos, de 14 anos, se diz uma pessoa totalmente diferente depois de participar do Caminho Legal. “Os encontros me ajudaram a ter mais respeito às pessoas, principalmente a mim mesma. Antes era tímida, hoje consigo interagir melhor com as pessoas”, disse a estudante do 9° ano da Escola Municipal Alan Kardec.

Já Iuri Nascimento, de 17 anos, que se prepara para concorrer a uma vaga no curso de Medicina, disse ter sido admirável a forma como os temas foram trabalhados. “Falamos de drogas, sexualidade e outros temas do nosso dia a dia, com muita tranquilidade, por meio de dinâmicas de grupo”, contou Iuri, que foi escolhido pela turma matutina para ser o orador, durante a solenidade de formatura, que será realizada no dia 18 de outubro.

As duas turmas, uma pela manhã e outra pela tarde, foram compostas por 32 alunos cada uma, com carga horária de 40 horas semanais. As oficinas, batizadas de “Construindo o Saber”, foram realizadas durante os meses de agosto e setembro, todas as terças e quintas-feiras.

O Caminho Legal é executado pela Universidade Corporativa (Unicorp) do TJBA. As oficinas são ministradas pela coordenadora do projeto, Manuela Portela, pelo juiz Ricardo Schmitt e pelos professores Pedro Vivas e Jairo Eleodoro.

Texto: Láis Nascimento / Agência TJBA de Notícias