Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Assessora Linguística da Presidência do TJBA e membro do GT da Linguagem Simples, Kelle Catiane, palestra no Ministério Público da Bahia
14 de maio de 2024 às 9:00
Assessora Linguística da Presidência do TJBA e membro do GT da Linguagem Simples, Kelle Catiane, palestra no Ministério Público da Bahia

Com o objetivo de tornar a comunicação mais acessível ao público, a Assessora Linguística da Presidência do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) e membro do Grupo de Trabalho da Linguagem Simples da Corte, Kelle Catiane, palestrou sobre comunicação simplificada para membros do Ministério Público do Estado da Bahia (MPBA). O evento, ocorrido no dia 8 de maio, no Salão de Sessões da instituição, foi uma iniciativa do Coordenador das Procuradorias de Justiça Criminais, Procurador Adriani Vasconcelos Pazelli e contou com o apoio técnico do CEAF. 

“Ministrar uma palestra de tamanho valor significa exercer, em primeiro lugar, o meu papel de educadora e, sem dúvida, confirma a eficiência e a efetividade da Linguagem Simples”, disse a palestrante, formada em Letras Vernáculas e especialista em Gramática e Textos, Professora Kelle Catiane.  

Além de noções sobre o conceito e o objetivo, a plateia – formada por Procuradores, servidores e estagiários da instituição – aprendeu como dar preferência à escrita de frases curtas e na ordem direta. A hierarquização da informação e a empatia, também, estiveram entre os tópicos abordados.  

Assessora Linguística da Presidência do TJBA e membro do GT da Linguagem Simples, Kelle Catiane, palestra no Ministério Público da Bahia

Para Ivo Mendes – Analista Técnico do MPBA e Assessor do Procurador Adriani Vasconcelos –, a palestra foi enriquecedora. “A participação da Professora Kelle foi de grande valia, trouxe para gente um frescor e uma vontade de se capacitar cada vez mais”, disse.  

O Programa Linguagem Simples, regulamentado pelo Decreto Judiciário nº 740/2022, foi instituído no Poder Judiciário do Estado da Bahia, em parceria com o Laboratório de Inovação Aurora do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT+), em atendimento à Lei Federal nº 13.460/2017 e à Resolução nº 325/2020 do Conselho Nacional de Justiça.  

Cabe salientar que a Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, esteve à frente da criação do Grupo de Trabalho de Linguagem Simples do Judiciário baiano e segue incentivando o uso da comunicação mais inclusiva e acessível. Atualmente, o GT tem à frente a Desembargadora Maria de Lourdes Pinho Medauar.   

Acesse aqui a página da Linguagem Simples.   

Descrição da imagem: a Professora Kelle Catiane palestrando para membros do MPBA [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA