A parceria firmada entre o Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) e a Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA) tem rendido frutos positivos para magistrados, servidores e colaboradores que realizam suas doações de materiais descartáveis nos postos de coleta do Projeto Vale Luz. Um dos materiais que podem ser doados para a troca por descontos na conta de energia é o metal.
Latas de refrigerante, cerveja, recipientes de desodorante aerossol, latas de leite, ferro no geral, entre outros produtos de alumínio, aço ou ferro, são aceitos nos postos de atendimento do programa, que vão usar esse material na promoção dos descontos.
Além da doação dos resíduos metálicos, os interessados em adquirir descontos nas contas de energia também podem doar plásticos, óleo vegetal, eletrônicos, vidro, embalagem tetra pak, papel e papelão.
O projeto tem por objetivo a coleta de resíduos sólidos e a concessão de descontos na fatura de energia elétrica do consumidor participante. É possível ter descontos a partir de R$ 0,09 na conta mensal, fazendo a troca de uma latinha de alumínio de 350 ml, por exemplo.
A ação estimula o uso adequado dos recursos naturais, minimizando os efeitos do descarte indevido no meio ambiente, além de incentivar a reciclagem. O Termo de Cooperação firmado entre o PJBA e a COELBA, responsável pelo projeto, autoriza, a título gratuito, o uso de espaço no estacionamento do edifício-sede do PJBA para instalação do caminhão de atendimento ao público do Projeto Vale Luz, tendo a vigência de um ano, a partir da publicação (24/01/2022).
VALE LUZ: Para participar do Vale Luz, é necessário separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, e entregá-los no ponto de coleta. No local, basta informar o número da conta-contrato da residência, identificado no canto superior direito da conta de energia, para que os créditos sejam gerados mensalmente na fatura.
A parceria do PJBA com a COELBA contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) para estimular o consumo consciente dos recursos naturais, além do Plano de Logística Sustentável da Corte baiana e Resolução nº 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Saiba mais:
PONTO DE TROCA ITINERANTE DO PROJETO VALE LUZ CHEGA AO TJBA NESTA SEGUNDA-FEIRA (14)
Audiodescrição da imagem principal da matéria: imagem de fundo azul e verde e diz Projeto Vale Luz doe materiais descartáveis no ponto de coleta no PJBA. [Fim da descrição]
#paraTodosVerem #pracegover