O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) promoveu, nessa terça-feira (11), por meio do seu Laboratório de Inovação – AxéLab, uma palestra com o objetivo de sensibilizar e preparar os servidores na participação de um Hackathon. Tal evento visa estimular a colaboração entre os participantes para o desenvolvimento de soluções tecnológicas e para a resolução de problemas institucionais.
Realizado de forma híbrida (on-line e presencial), o evento reuniu cerca de 50 pessoas, que acompanharam a palestra do especialista Rodrigo Paulilo e tiveram a oportunidade de sanar dúvidas e trocar experiências.
Na ocasião, foram apresentados o conceito, a estrutura e os benefícios da abordagem de Hackathon. Essa palestra inaugura um ciclo de encontros mensais, promovidos pelo AxéLab, cuja agenda tem foco na inovação.
O Juiz Assessor da Presidência do TJBA, Raimundo Nonato, que assumiu, em janeiro deste ano, o eixo de Tecnologia no Judiciário baiano, participou do evento. De acordo com o magistrado, a grande vantagem dessas ações do AxéLab é a introdução de uma cultura de inovação.
“Uma cultura não se impõe a um grupo, ela se desenvolve. Acredito que esse sistema, essa metodologia [Hackathon] pode trazer os servidores e os agentes externos a participarem juntos da resolução dos problemas do funcionamento da Justiça como um todo. Trata-se de criar uma cultura”, explicou o Juiz Raimundo Nonato.
Na modalidade presencial, o evento foi realizado nas instalações do AxéLab (Anexo II do TJBA). O responsável pela Secretaria de Tecnologia da Informação e Modernização (SETIM), Ricardo Neri, destacou que essas iniciativas voltadas à inovação tecnológica estão alinhadas às diretrizes da gestão da Presidente Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. Além disso, o Secretário ressaltou que tais ações “agregam valor à atividade-fim, pois contribuem para a melhoria da produtividade, mediante o conhecimento adquirido e sua aplicação prática no desenvolvimento de novas tecnologias para o Tribunal”.
O palestrante Rodrigo Paulilo atua no ecossistema de empreendedorismo e inovação há mais de 20 anos.
Assim como o Secretário Ricardo Neri, o Diretor de Sistemas, Fábio Martins, externou a relevância do palestrante.
“Rodrigo Paulilo é uma referência nacional. Ele é baiano e se destaca na elaboração de Hackathons, além de ser um palestrante renomado na área de inovação”, ressaltou Fábio Martins. O próprio Rodrigo valorizou a iniciativa do TJBA, definindo o momento como “muito rico” e relatou a importância de promover cada vez mais espaços voltados à inovação dentro do Tribunal.
Os participantes, também, trouxeram os pontos de vistas após a palestra, sanando dúvidas e incrementando opiniões. Entre eles, o Servidor Francisco Antônio Costa Pinto, Coordenador de Governança da TIC (Tecnologia da Informação e Comunicações), que destacou a expectativa acerca dos ciclos de palestras e o papel da presidência nesse entorno.
“Essas ações do AxéLab são extremamente importantes para o momento que estamos vivendo no Tribunal. Tudo o que está sendo feito no laboratório está alinhado com as diretrizes emanadas da Presidência. Minha expectativa em relação a este Hackathon é de que ele, de fato, contribua para a solução de alguns problemas ou ‘dores’, como costumamos dizer, dentro do Tribunal”, afirmo o Servidor Francisco Antônio Costa Pinto.
Participaram magistrados e servidores do TJBA interessados em inovação e tecnologia; equipes técnicas de TI do Tribunal; servidores das áreas administrativa e judicial; membros do AxéLab e de demais setores de inovação.
Hackathon – é um termo originado da mistura de duas palavras, Hack (programar de forma excepcional) e Marathon (maratona), em tradução livre significa maratona de programação. Consiste em um evento que reúne diversos profissionais da área de tecnologia e gestores de negócios, com o intuito de desenvolver soluções inovadoras em um curto período.
Descrição da imagem: participantes do presencial posando para foto [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem