Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja

Agência de Notícias

CGJ realiza correição em Jequié e promove a melhoria dos serviços jurisdicionais
5 de maio de 2023 às 15:55
CGJ realiza correição em Jequié e promove a melhoria dos serviços jurisdicionais

Com o objetivo de contribuir para o aperfeiçoamento do 1° Grau, a Comarca de Jequié, localizado a 366 quilômetros de Salvador, recebeu a equipe da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ/TJBA) para os trabalhos de correição nas unidades judiciais e extrajudiciais. Na tarde de quinta-feira (4), o Corregedor-Geral, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano, encerrou os trabalhos, que começaram na quarta-feira (3), no salão do júri do Fórum Bertino Passos. 

“Viemos buscar o que vocês estão precisando para melhorar o trabalho no dia a dia”, disse o Corregedor Rotondano. O Desembargador fez questão de ressaltar que sabe dos desafios enfrentados e prometeu fazer o que estiver ao seu alcance para auxiliar os magistrados e servidores no aperfeiçoamento da prestação jurisdicional do 1° Grau em Jequié.  

As atividades correicionais são uma oportunidade de identificação das necessidades de melhoria e verificação dos fluxos de trabalho, do acervo processual e das instalações físicas das unidades. “Uma forma da Corregedoria ouvir os anseios do cidadão, dos servidores e dos juízes. Uma maneira de ajustar os serviços para melhoria da prestação jurisdicional”, salientou o Juiz Paulo Henrique Speron Lorena, da 1ª Vara dos Juizados Especiais da Comarca de Jequié e Diretor do Fórum.  

Nove unidades judiciais da Comarca de Jequié receberam a equipe da CGJ para a correição, além dos cartórios extrajudiciais e do Conjunto Penal. “É uma oportunidade que a equipe da CGJ tem para mostrar os gargalos da unidade. Às vezes trabalhamos e não vemos o que precisa ser melhorado. A Corregedoria é um espelho do que precisa ser aperfeiçoado”, frisou o Diretor da 1ª Vara da Fazenda Pública, Celso Luiz Correia Menezes. 

Antes do início dos trabalhos correicionais, são realizadas reuniões com os juízes e assessores da comarca, como forma de identificar as demandas mais sensíveis. Vale salientar que ainda na quinta-feira (4), o Corregedor-Geral, Desembargador Rotondano, visitou as serventias extrajudiciais. O objetivo foi avaliar os pontos que precisam de aperfeiçoamento, para o cidadão receber um serviço mais célere e eficaz.  

Gestão Itinerante – Durante os trabalhos correicionais também foi realizado o projeto Gestão Itinerante. A iniciativa visa a contribuir com a organização da unidade judicial, no sentido de orientar, instruir e dar o suporte necessário aos órgãos do 1º Grau. Ainda é apresentado técnicas de administração, como a Matriz de Eisenhower e a planilha 5W2H, ferramentas que auxiliam na organização de uma instituição\unidade.    

A programação inclui uma explanação sobre o sistema Exaudi, utilizado pelo PJBA no 1º e 2º Graus. Sistema que tem como objetivo facilitar o trabalho de gestão, concentrando informações detalhadas sobre rotinas, processos, normas e pendências. Conta também com relatórios e painéis gráficos para acompanhar o fluxo de processos dos gabinetes dos magistrados.     

Meta 2 – Para incentivar o cumprimento da Meta 2 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), a Servidora Letícia Lima do Escritório de Projetos e Processos Departamentais (Edep) visitou algumas unidades para auxiliá-las na execução dos processos inseridos no referido indicador.  Recentemente, o TJBA alcançou o cumprimento de 69,53% da Meta 2 no ano de 2022. Isso quer dizer uma evolução de 29,2% em relação ao ano anterior (40,3%), conforme os dados disponibilizados no sistema Exaudi.    

Mais informações  

Descrição da imagem: Desembargador Rotondano ao lado de magistrados e servidores da CGJ e da Comarca de Jequié. 

 #pratodosverem #pracegocer 

Texto publicado: Ascom PJBA