A Presidente do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, conduziu a solenidade de posse de 203 servidores aprovados no Concurso Público 01/2023, em uma cerimônia coletiva realizada no Salão Nobre do Fórum Ruy Barbosa, na sexta-feira (24).
Os novos servidores públicos são 34 técnicos judiciários (escreventes de cartório) e 169 analistas (106 subescrivães e 63 oficiais de justiça). Todos os cargos preenchidos nessa leva de empossados são da área judiciária, em Salvador e no interior do estado. Em janeiro, outros 72 servidores foram nomeados.
Confira a galeria de fotos do evento.
A Desembargadora Cynthia Resende comemorou a ampliação do quadro funcional do TJBA. “Uma posse coletiva com o Salão Nobre repleto e com muita alegria e entusiasmo por parte dos novos servidores. E queremos nomear mais alguns, ainda nesta gestão, do cadastro de reserva. Vamos ver se conseguimos uma folga orçamentária para aumentar, ainda mais, esse número de servidores, porque nós precisamos”, comentou a Presidente, que tomou posse no dia 1º de fevereiro, com mandato para o biênio 2024-2026.
Priorizar investimentos para o fortalecimento do 1º Grau de jurisdição é uma das diretrizes desta gestão do TJBA, o que ela reforçou durante a cerimônia. “Desde o meu discurso de posse, eu disse que a minha prioridade seria o 1º Grau, porque é a porta de entrada ao Poder Judiciário. As pessoas, quando precisam do Poder Judiciário, dão entrada nos seus processos no 1º Grau. E o 1º Grau está, hoje, muito congestionado. A demanda é muito grande e nós estamos com carência de servidores e magistrados. Por essa razão, estou investindo não só nesta nomeação de servidores, mas também na abertura de concurso para juiz, o que pretendemos fazer ainda neste ano, e na tecnologia que vai ajudar a melhorar, agilizar e tornar eficiente nosso serviço”, afirmou.
A honra de proferir o discurso em nome de todos os novos servidores coube a Fábio Damascena Monteiro de Carvalho, novo subescrivão da Comarca de Porto Seguro. “A partir de agora, integraremos a estrutura do Tribunal de Justiça mais antigo das Américas. Quanta honra! Seremos instrumentos utilizados, para que os cidadãos baianos tenham acesso à justiça. Seremos ferramentas importantes, para que o Direito possa ser, de fato, colocado em prática. Seremos peça fundamental, para que a engrenagem da justiça possa funcionar de maneira efetiva, eficaz e, sobretudo, justa”, declarou.
O Desembargador Roberto Maynard Frank, na qualidade de Corregedor-Geral, empossou os servidores designados para as comarcas de entrância final. E a Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, Corregedora do Interior, deu posse aos aprovados que servirão nas comarcas de entrância inicial ou intermediária.
“Nesta jornada que se inicia, desejo a todos muita felicidade e realização profissional, porque, por certo, muito trabalho espera por todos vocês. Cada ato, cada decisão e cada atendimento realizado por vocês terá o poder de transformar vidas e assegurar que a justiça seja feita. Entretanto, é crucial lembrar que, com grandes conquistas, vêm grandes responsabilidades. Peço a cada um de vocês que atue com ética, celeridade e sensibilidade, reconhecendo a importância de cada caso, por menor que possa parecer”, disse o Corregedor-Geral.
A Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro, que foi servidora do Tribunal de Justiça da Bahia antes de ingressar na magistratura, chegou a se emocionar enquanto discursava para os recém-empossados. “Não importam as dificuldades, o que importa é a construção. É isso que vocês começam, hoje, a fazer. Que vocês possam chegar lá na frente, olhar para trás e dizer: apesar das dificuldades, eu estou no lugar que eu escolhi para estar e sou feliz porque faço o que faço”, pontuou a Corregedora do Interior, listando quatro palavras que considera essenciais aos novos servidores públicos: “ética, zelo, compromisso e urbanidade”.
Além da Presidente Cynthia Resende e dos Corregedores Roberto Maynard e Pilar Claro, a Mesa de Honra do evento foi composta pelo Desembargador Lidivaldo Reaiche, Ouvidor do TJBA; pelo Juiz Eldsamir Mascarenhas, Vice-Presidente da Associação dos Magistrados da Bahia (AMAB), representando o Presidente, Desembargador Julio Travessa; pelo Procurador de Justiça Marco Antônio Chaves da Silva, representando o Procurador-Geral de Justiça da Bahia, Pedro Maia; e pela Secretária-Geral da OAB/BA, Esmeralda Oliveira, representando a Presidente Daniela Borges.
As Desembargadoras Ivone Bessa e Joanice Guimarães; os Desembargadores Baltazar Miranda Saraiva e Claudio Césare; além de outros Magistrados e Secretários do TJBA, também, prestigiaram o evento.
Descrição da imagem: A Presidente do TJBA, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, e os Corregedores Roberto Maynard Frank e Pilar Célia Tobio de Claro, celebram junto com os novos servidores empossados [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem