Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Comarca de Castro Alves: Presidente do PJBA reinaugura Fórum e instala unidade do Cejusc, Salas Passiva e de Depoimento Especial
17 de agosto de 2022 às 19:34
Comarca de Castro Alves: Presidente do PJBA reinaugura Fórum e instala unidade do Cejusc, Salas Passiva e de Depoimento Especial

Com brilho nos olhos e emoção no coração, foi assim que o Presidente do Poder Judiciário da Bahia (PJBA), Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, visitou a cidade de Castro Alves, onde morou desde os dois anos de idade, para reinaugurar o Fórum Clóvis Leone e uma unidade do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc). 

Localizada a 200 quilômetros de Salvador, a cidade de Castro Alves conta, agora, com um fórum com reparos no sistema elétrico e revisão de cobertura, substituição de esquadrias, revisão hidrossanitária dos banheiros, revitalização da área externa com assentamento de piso intertravado, implantação de um depositário (espécie de local para armazenamento de bens apreendidos) e pintura geral.   

Na unidade, o Presidente Nilson Castelo Branco inaugurou, também, uma Sala Passiva e uma Sala de Depoimento Especial para crianças vítimas de violência. A primeira consiste em um espaço físico voltado ao atendimento dos vulneráveis digitais, ou seja, daqueles que não dispõem de infraestrutura de tecnologia adequada para acessar os serviços remotos, ou não apresentam conhecimentos suficientes para manusear ferramentas tecnológicas. 

Cabe salientar que, nas modificações realizadas no Fórum, houve um cuidado especial com os serviços de acessibilidade, incluindo adequações do banheiro para pessoas com deficiência, piso tátil e rampa de acesso. Além disso, foram instaladas placas de energia solar, as quais possuem baixos impactos ambientais e proporcionam economia na conta de luz. 

Durante os eventos realizados no dia 12/08, o Presidente aproveitou a oportunidade para visitar alguns locais históricos em sua cidade, a exemplo do Distrito Jenipapo e da Capela de São José do Jenipapo.  

Confira o vídeo com detalhes sobre as visitas:

A Capela de São José do Jenipapo, localizada no Distrito de Jenipapo em Castro Alves, foi construída no século XVIII e tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), há mais de 50 anos.  

Durante a cerimônia de reinauguração do Fórum Clóvis Leone, a Mesa Principal foi composta pelo Presidente do PJBA, Desembargador Nilson Castelo Branco; pelo Juiz Diretor do Fórum da Comarca de Castro Alves, Marcos Vinícius de Lima Quadros; pelo Comandante da VI Região Militar, General de Divisão Marcelo Arantes Guedon; pelo Prefeito do Município de Castro Alves, Thiancle da Silva Araújo; pela Coordenadora do Primeiro Grau de Jurisdição, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende; pelo integrante da Comissão de Memória do PJBA, Desembargador Lidivaldo Reaiche; pelo Presidente da Comissão Permanente de Segurança, Desembargador Baltazar Miranda Saraiva; pelo Presidente do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia, Joaci Góes; e pelo Desembargador Osvaldo de Almeida Bomfim.  

Na extensão da Mesa, compuseram a Desembargadora Federal Suzane Castelo Branco; os Juízes Cássio Miranda (representando a Corregedoria das Comarcas do Interior), Ícaro Matos (Assessor Especial da Presidência) e Isaías Vinícius (Integrante da Comissão de Segurança); o Presidente da OAB de Cruz das Almas, Fabrício Barros; o Promotor de Justiça de Castro Alves, Rafael Coelho Rocha; a Prefeita de Rafael Jambeiro, Cibele Oliveira de Carvalho; o Presidente da Câmara Municipal de Castro Alves, Vereador Luiz Augusto Souza dos Santos; o Vice-Prefeito de Castro Alves, José Alves Rodrigues; o Delegado Edilson Campos Magalhães; o Chefe do Gabinete de Segurança Institucional do PJBA, Cel PM Paulo César da Silveira; e Luiz Alberto, genro do homenageado que deu nome ao Salão do Júri do Fórum, o qual passa a se chamar Aurino Teixeira. Na plateia, secretários e convidados da região.

Conheça as melhorias realizadas no Fórum Desembargador Clóvis Leone e um pouco mais da história de Castro Alves:

Assista ao pronunciamento do General de Divisão Marcelo Arantes Guedon, feito na ocasião:

 

Descrição da imagem: Autoridades de pé, ao lado da placa que marca a reinauguração do Fórum Desembargador Clóvis Leone [fim da descrição].

#pracegover #pratodosverem

Texto publicado: Ascom PJBA