Convivência familiar. Esse foi o eixo central da reunião realizada no Salão do Júri do Fórum Desembargador Filinto Bastos, na Comarca de Feira de Santana, no dia 25 de novembro. O encontro reuniu casais e indivíduos habilitados no Sistema Nacional de Adoção e Acolhimento (SNA), a fim de participarem da iniciativa Natal em Família, que visa proporcionar às crianças institucionalizadas uma experiência festiva em um ambiente acolhedor.
Vinte e um aptos como adotantes manifestaram interesse em participar do Natal em Família, uma iniciativa da Coordenadoria da Infância e da Juventude do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA). À frente da Coordenadoria, o Desembargador Salomão Resedá esteve presente no evento e expressou a relevância do projeto na garantia do disposto na Constituição Federal e no Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/1990).
O magistrado palestrou sobre os processos adotivos e apresentou o programa “Ser Dindo é Massa”, que oferece suporte material e emocional à criança e ao adolescente institucionalizado, proporcionando-lhes oportunidades de criar laços de afeto e alcançar um desenvolvimento saudável por meio de padrinhos ou madrinhas.
O Juiz Fábio Falcão Santos, da 6ª Vara Criminal de Execuções Penais e Medidas Alternativas de Feira de Santana, definiu a participação do Desembargador como “iluminada” e destacou o compromisso deste com a causa. “Saio deste evento com a convicção de que chegou aos corações dos que aqui participaram, pois o feedback foi positivo. Acredito que teremos muito que comemorar, sobretudo pelas crianças e pelos adolescentes abrigados em Feira de Santana”, comentou.
“Considero este momento extremamente importante para todos os casais interessados em adotar. A ansiedade de conhecer nossos futuros filhos nos une. Este evento esclareceu todas as minhas dúvidas e me deixa com a esperança de ter uma criança alegrando o meu lar neste fim de ano, graças a este projeto incrível”, afirmou Solange Araújo, interessada em adotar.
Também participaram do evento o Prefeito Colbert Martins Filho; o Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Feira de Santana, Juscelino Brito; e representantes da Procuradoria Municipal.
Para simplificar a compreensão sobre adoção, o Podcast Justiça Explica, da Rádio Web TJBA, conversou com o Desembargador Salomão Resedá. Confira a entrevista.
Além disso, para facilitar o acesso à informação dos cidadãos e reunir as informações necessárias para interessados em adotar, a Coordenadoria da Infância e da Juventude criou a página Adoção, cujas informações detalham o que é a adoção; como proceder; a documentação necessária; e os trâmites processuais. Além disso, a página oferece um guia de adoção passo a passo.
Descrição da imagem: Desembargador Salomão Resedá palestrando [fim da descrição].
#pracegover #pratodsoverem