“É um caminhar para o novo. Tem muito o que se descobrir, mas não tenho dúvida de que vai gerar resultado para cada pessoa que se envolve e para o Tribunal como um todo”, afirmou Rodrigo Paolilo, expositor da palestra “Inovação e o meio jurídico: caminhos para geração de mais impacto”, sobre o incentivo que o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) tem promovido para inovação.
A apresentação abriu o ciclo de palestras do AxéLab, o laboratório de Inovação do TJBA, inaugurado em agosto pela Presidente do Judiciário, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende.
Com transmissão para todo o Estado (por meio do aplicativo Teams), a palestra promoveu reflexões a exemplo dos desafios de inovação, tendências e oportunidades e o que é inovação aberta e fechada. Além disso, o momento contou com a participação dos ouvintes com perguntas.
“Achei um pontapé inicial fantástico para o AxéLab, porque nos coloca no seguinte ponto inicial: pensar e criar uma cultura de inovação”, destacou Neilto dos Santos Barreto Filho, Assessor de Desembargador.
De acordo com Rodrigo Paolilo, “inovação nem sempre é algo tecnológico”. Logo após, citou como exemplo a iniciativa do AxéLab de promover inscrições para integrantes do Judiciário se inscreverem como laboratoristas voluntários.
Interessados, cliquem aqui e preencham o formulário
“Acredito que a palestra trouxe uma reflexão para inovação como uma mudança cultural. E essa transformação parte de cada um”, compartilhou o Coordenador de Governança TIC do TJBA, Fábio Martins.
Programação do AxéLab
No próximo dia 17 de outubro, acontece mais uma palestra no laboratório. Dessa vez, será com Ana Pires, fundadora da CLARA IDEA e Head de Inovação e Tecnologia da CLARA Innovation Technology; Doutora em Administração com foco em Gestão da Inovação e Desenvolvimento Organizacional.
Dentre a programação do laboratório, destacam-se as apresentações dos “Pitch’s”, sempre na 4ª semana do mês. O termo “Pitch” define um modo direto e objetivo de apresentar algo. Caso você tenha uma ideia inovadora capaz de agregar valor ao TJBA e queira aprimorar seu poder de convencimento, essa é a opção certa.
Faça a sua inscrição e participe.
Vale lembrar que as ideias devem ser enviadas até o dia 15 de outubro. Aquelas que forem aprovadas pela Comissão avaliadora do laboratório passam para a 2ª etapa, que acontece no dia 24 de outubro. Nessa fase, os criadores apresentarão a ideia no tempo de 5 minutos e nos moldes da tecnologia Design Thinking.
Vencidas essas etapas, as sugestões selecionadas passarão a compor o ciclo de inovação do laboratório para virar protótipo.
Descrição da imagem: pessoas assistindo a palestra no laboratório de inovação do TJBA [fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover