Passar pela frente do edifício-sede do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) requer uma parada e minutos de contemplação. Além de beleza, representada pelo paisagismo, cores em led e elementos decorativos, o local ganhou estruturas importantes que atendem aos padrões de acessibilidade e de inclusão. No final da tarde de terça-feira (13), o Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco, acompanhado por magistrados, servidores e gestores do PJBA, foi ver de perto o espaço que passou por requalificação.
“O respeito simbólico que o Tribunal deve expor aos cidadãos”, ressaltou o Presidente durante a visita ao local. Além de destacar o significado desse momento, o Chefe do Judiciário baiano comentou as variadas cores que incidem sobre a fachada do prédio principal. “As luzes são representativas, no sentido de passar ao público questões do interesse coletivo, a exemplo do setembro amarelo e do outubro rosa”.
Confira o resultado das intervenções realizadas:
Para o Coordenador de Obras, José Rivas, a segurança e o conforto também são elementos destacáveis. “Hoje, a gente tem um acesso exclusivo para os magistrados, servidores e transeuntes”. O Coordenador acentuou a intervenção feita no pavimento e as melhorias adquiridas. “Era um pavimento antigo, estragado e que causava acidentes. Agora, aplicamos um piso de alta resistência no passeio, nas calçadas e no lobby de entrada, com durabilidade mínima de trinta anos”, explicou.
Além dessas ações, a entrada principal do Tribunal baiano recebeu um novo sistema de drenagem e teve a infraestrutura elétrica e hidráulica modernizadas. Foram criadas vagas de estacionamento para idosos, gestantes, pessoas com deficiência – uma delas reservada para pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA).
“É sempre bom a gente ver avanços no sentido de desenvolver o direito à cidadania, especialmente, por meio de estruturas inclusivas”, ressaltou o Secretário de Planejamento e Orçamento, membro da Comissão Permanente de Acessibilidade e Inclusão do PJBA, Pedro Vivas. O Secretário também parabenizou o Tribunal baiano pelo contínuo empenho em prol dos direitos do cidadão.
Dentre os presentes, estiveram o Secretário de Administração (Sead), Fabrício Nascimento Ferreira; a Juíza Marielza Brandão Franco; a Chefe de Gabinete da Presidência, Tuany Andrade; o Secretário-Geral da Presidência (SGP), Franco Bahia; e o Diretor de Engenharia e Arquitetura, William Novaes Coutinho.
Descrição da imagem: Membros do Poder Judiciário da Bahia na frente da entrada principal do edifício-sede {fim da descrição} .
#pracegover #pratodosverem