“Este Laboratório será um celeiro de boas ideias e de boas práticas”, afirmou a Presidente Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, durante a primeira ação do recém-inaugurado AxéLab, laboratório de tecnologia e inovação do Tribunal baiano. O evento inicial foi realizado no dia 30 de agosto, reunindo magistrados e servidores em uma mentoria que incluiu palestras e oficina prática, da qual participou ativamente a Presidente do TJBA.
Durante os dois turnos, os presentes imergiram em uma nova metodologia, munindo-se de ferramentas e processos com vistas a pensar e a solucionar, de forma criativa, as questões que desafiam o Judiciário.
No período da manhã, o Juiz Auxiliar da Presidência do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Rafael Leite, explanou sobre o uso prático da Inteligência Artificial no Poder Judiciário. Depois, foi realizada uma palestra sobre como operacionalizar um laboratório de impacto, promovida pelo Grupo Gartner, líder mundial em pesquisa e aconselhamento. Fechando a parte teórica, os participantes acompanharam uma mentoria para laboratoristas, feita pelo J.Ex, programa executivo voltado a lideranças do ecossistema de justiça. No turno vespertino, foi a vez de magistrados e servidores entrarem em ação. Divididos em grupos, puderam colocar em prática a metodologia aprendida.
“É um espaço de trabalho realmente pensado para que as pessoas interajam entre si (…). Temos uma esperança muito grande de que daqui saiam várias ideias, que caiam em uma esteira de produção, de desenvolvimento de novas ferramentas de produtividade, com o uso de automação, inteligência artificial”, disse o Secretário de Tecnologia da Informação e Modernização, Ricardo Neri.
“Sem dúvida alguma, este espaço irá proporcionar uma imersão e aqui nós vamos poder discutir ideias, trazer problemas, encontrar soluções e poder prestar um melhor serviço ao nosso jurisdicionado”, completou Fábio Martins, Coordenador de Governança de TIC.
Sobre os benefícios oriundos do AxéLab, o Secretário de Tecnologia do TJBA destaca que, inicialmente, serão percebidos pelos magistrados e pelos servidores, por meio das novas ideias voltadas à otimização do trabalho; todavia, “o jurisdicionado é o beneficiário final do resultado das iniciativas que serão desenvolvidas pelo AxéLab”.
“Estamos supermotivados com essa iniciativa da nossa Presidente, que idealizou isso. Ela foi uma visionária e deixou essa marca no Tribunal de Justiça. Isso é um legado que a Presidente deixa para o Tribunal e para a sociedade”, ressaltou o Secretário.
A primeira ação do AxéLab superou as expectativas, sendo considerada pelos participantes como uma oportunidade incrível, gratificante e motivadora. Confira alguns depoimentos:
DESCRIÇÃO DA IMAGEM: participantes do evento posando para foto [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem