Começa hoje (30), a Feira de Sustentabilidade 2022 promovida pelo Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário da Bahia (PJBA). O evento está sendo realizado na Praça de Serviços do edifício-sede do Tribunal baiano, localizado no Centro Administrativo da Bahia (CAB), e conta com a exposição de produtos artesanais, cosméticos orgânicos e veganos, óleos vegetais, tônicos, óleos essenciais, terrários e mini jardins, além de alimentos naturais e saudáveis.
A Feira de Sustentabilidade 2022 reúne expositores convidados e entidades, como o Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O Instituto traz estudantes universitários para apresentar trabalhos envolvendo práticas sustentáveis no ofício das baianas de acarajé, patrimônio histórico do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Vale lembrar, que no dia 6 de junho, às 10h, será realizado o webinário “Agenda 2030 e a economia circular: O papel das baianas de acarajé na reutilização dos seus produtos no contexto da sustentabilidade”, esse evento contará com a participação da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (ABAM), do Desembargador Presidente Nilson Castelo Branco e da Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, Coordenadora do Núcleo Socioambiental.
O seminário on-line busca estimular ações de pesquisa, de extensão e de educação ambiental. As discussões propostas têm o intuito de fomentar a conscientização a respeito dos prejuízos decorrentes do descarte inadequado de resíduo do azeite de dendê; a logística de manejo desse resíduo para a produção de sabão artesanal e como proposta de intervenção para adequação às proposições legais em vigor; a redução dos impactos ambientais referentes à qualidade da água e do ar; a promoção da inclusão social, da saúde ocupacional e do desenvolvimento sustentável através da reciclagem e minimização dos resíduos.
Acesse aqui a programação do webinário
Promovido em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp), o webinário será transmitido no canal do PJBA no YouTube. Na plataforma, será disponibilizado formulário de confirmação de presença e, além disso, será possível o envio de perguntas aos mediadores.
Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec) da Unicorp.
Inscrições – magistrados e servidores
Inscrições – visitantes
A Semana do Meio Ambiente envolve o comprometimento com os ideais sustentáveis, no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no âmbito do Judiciário baiano. Conforme destaca a Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, as ações objetivam aprimorar a mudança de paradigmas, de uso racional e responsável dos recursos naturais, com vistas ao bem comum.
Descrição da imagem: foto da feira de sustentabilidade na praça de serviços. Há mesas cobertas de toalhas brancas e em cima delas os produtos da feira que incluem plantas, cosméticos e adereços. [Fim da Descrição]
#ParaTodosVerem #PraCegoVer