Nesse 25 de maio – Dia Nacional da Adoção –, o Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, lançou “Filhos são eternos bebês”. Realizada por meio da Coordenadoria da Infância e Juventude (CIJ) e tendo por apoio o Ministério Público da Bahia (MP/BA) e a Propeg – Agência de Comunicação, a campanha incentiva a adoção tardia como forma de dar e receber amor. O evento ocorreu na Arena Parque Santiago, no bairro de Brotas, em Salvador.
Clique aqui e assista ao vídeo da campanha.
“Considero-me filho por adoção”, disse o Chefe do Judiciário baiano. Contando sua própria história de vida, o Presidente Nilson Soares Castelo Branco emocionou a plateia. A mãe biológica dele morreu quando ainda tinha 8 meses de idade. Contagiando a todos, ele compartilhou que foi adotado pela irmã mais velha, com 18 anos, e depois pelo cunhado. Quando foi morar no interior, foi adotado por seis mulheres solteiras em uma fazenda.
Acrescentou que sua história de vida se tornou exemplo de uma adoção múltipla. “Sou uma pessoa, eu acho, resolvida, porque todos me deram carinho, amor e afeto”, complementou dizendo que se tornou um modelo de superação para as crianças presentes no local, as quais vivem em casas de acolhimento.
Em seu discurso, o Desembargador Presidente Nilson Soares Castelo Branco ressaltou o valor da família como elo entre o indivíduo e a sociedade, bem como externou com alegria a participação na campanha. “Estou muito gratificado de participar desse lançamento nessa data tão especial”.
Uma camisa do Galícia foi entregue ao Presidente que ficou surpreso e emocionado, pois é o time do seu coração. Ele aproveitou para fazer uma moção de repúdio contra os comentários racistas que o jogador Vinícius Júnior sofreu.
“Eu me lembro, quando criança, de que tive o que os pedagogos chamam, hoje, de educação interétnica. Eu jogava com as crianças da minha faixa etária, com negros, brancos, albinos, miscigenados. Através desse processo de interação pelo esporte, é que nós, daquela época, introduzimos na nossa consciência que todos os seres humanos são iguais e devemos respeitar qualquer cor. Não tínhamos jamais a percepção que alguns desses colegas de esporte fossem diferentes de nós, brancos. Por isso que, neste momento, conclamo a todos a fazer uma moção de apoio à torcida do Real Madrid que apoia o nosso irmão Vinícius Júnior, vítima de racismo”.
A adoção tardia envolve crianças com idade avançada e grupos de irmãos e/ou com necessidades específicas de saúde ou deficiências. Em 2022, das 82 crianças adotadas no estado da Bahia, 50 tinham até 6 anos de idade e apenas 32 possuíam idade superior. Neste ano, a preferência por crianças com menos de seis anos tem se mantido.
“Estou emocionada, porque o bem-estar de crianças e adolescentes é a força motriz da nossa atuação”, disse a Promotora do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Ana Emanuela Meira, ao elogiar a iniciativa do Tribunal baiano. Representando a Chefe do MP/BA – Norma Cavalcanti -, a Promotora fez um pedido: “precisamos ter esse olhar de transformação social. Divulguem essa campanha”, frisou.
Durante o evento, os presentes assistiram a vídeos sobre os benefícios da adoção tardia. Além de nunca ser tarde para fazê-la, ao escolher juvenis com mais de 6 anos de idade, o tempo na fila de espera cai de anos para semanas. Relatos de pais com seus filhos adotivos e do jogador de futebol Matheus Santos foram exibidos, incentivando essa relação familiar.
“Independentemente da idade, filhos são eternos bebês”, disse o Vice-Presidente da Propeg – Agência de Comunicação, Emerson Braga, chamando atenção para o fato de que, nesse tipo de adoção, a criança ou o adolescente também adota.
“É corajoso e importante para o TJBA lançar esse projeto, porque não coincidem os desejos dos habilitados para adoção, com a realidade das crianças e dos adolescentes aptos a esse feito”, disse o Juiz Titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Salvador, Sérgio Luiz Ribeiro de Souza, parabenizando a ação. Na ocasião, ele palestrou sobre projetos de sua autoria no âmbito da adoção, além de mencionar os benefícios e as formas de apadrinhamento.
Ao falar sobre o sentido dessa adoção, o Coordenador da CIJ, Desembargador Salomão Resedá, levou os presentes à reflexão. “A felicidade não está na criança em perfeitas condições de saúde, ou em grupos de irmãos recém-nascidos. Ela está no coração de cada um”, disse. Pare ele, os frutos da campanha serão certeiros, “a semente foi plantada em solo fértil nas mentes das pessoas que estão à espera de um filho”.
Assim, aconteceu com Alexandre Caetano. Enquanto assistia ao evento, ele dividia a atenção com o celular. “É a ligação sobre o processo, está acontecendo”. Caetano será pai adotivo de quatro irmãos com 4, 9, 10 e 11 anos de idade. Para ele, o vínculo com crianças com mais de seis anos de idade é ainda maior do que com aquelas menores, “eles sabem desse amor que estou dando a eles. Eles têm noção disso”, explica.
Dentre os parceiros da ação estão: Federação Bahiana de Futebol; Arena Santiago; Arena Fonte Nova; Esporte Clube Bahia; Esporte Clube Vitória; Esporte Clube Jacuipense; Shoppings Centers de Salvador e Lauro de Freitas; Rádios, Televisões e Jornais; UPB; Prefeitura de Salvador; OAB; e Assembleia Legislativa.
Estiveram presentes no evento, entre outros, o Presidente do Esporte Grupo Galícia, Manolo Muiños; o Presidente da Subcomissão para a Promoção das Medidas Protetivas e Socioeducativas, da Coordenadoria Judiciária de Articulação das Varas da Infância, da Juventude e do Idoso, do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ) e Juiz Titular da 4ª Vara da Infância, da Juventude e do Idoso de Salvador, Sérgio Luiz Ribeiro de Souza; o Vice-Presidente de criação da Propeg, Emerson Braga; o Diretor da Associação Bahiana de Imprensa (ABI-BA), José Carvalho; a Coordenadora da Defensoria Especializada da Criança e do Adolescente, Gisele Aguiar, representando a Defensora Pública Geral da Bahia, Firmiane Venâncio; a Secretária-Geral da OAB-BA, Maria Esmeralda, representando a Diretora da OAB-BA, Daniela Borges; a Juíza Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais, Rita Ramos; o Juiz Assessor Especial da Presidência – Núcleo de Precatórios, Sadraque Rios; o Juiz da 1ª Vara de Crimes Praticados contra Crianças e Adolescentes da Comarca de Salvador, Arnaldo Lemos de Souza; a Juíza da 5ª Vara da Infância e da Juventude da Comarca de Salvador, Maria Fausta Cajahyba; o Secretário Municipal de Ordem Pública (Semop), Luciano Ribeiro; a Juíza Nartir Dantas Weber; a Chefe de Gabinete da Presidência, Tuany Andrade; o Secretário-Geral da Presidência, Franco Bahia Karaoglan Mendes Borges Lima; e o Secretário de Planejamento e Orçamento, Pedro Vivas.
Descrição da imagem: Desembargador Salomão Resedá discursando no evento. [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem