“Ganha-se com a separação eficiente de materiais reaproveitáveis, gerando trabalho e renda, e preservando o ambiente num sentido amplo, além de disseminar, aos magistrados, servidores, colaboradores e jurisdicionados, a melhor educação acerca das boas práticas para reciclagem de materiais e separação eficiente dos resíduos”. Assim a Desembargadora Presidente Cynthia Resende definiu a implantação da coleta seletiva de resíduos sólidos no Fórum Ministro Adhemar Raymundo da Silva (Regional do Imbuí), ocorrida na tarde dessa terça-feira (4).
Iniciativa promovida no âmbito do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) por meio do Núcleo Socioambiental, e em parceria com o Programa Recicle Já Bahia, da Secretaria de Administração do Estado, a coleta seletiva já é uma realidade consolidada nos Fóruns da Comarca de Salvador. Agora, a proposta é estender a ação. “A coleta seletiva aqui no Fórum do Imbuí completa o sonho de implantar coleta seletiva em todos os prédios da capital e do interior. Com esta implantação, nós completamos o ciclo na Capital e já vamos partir para o interior do Estado”, afirmou a Presidente do Núcleo, Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho.
Administradora do Fórum Ministro Adhemar Raymundo da Silva, a Juíza Michelline Soares Bittencourt Trindade Luz avalia a implantação da coleta como um diferencial. “O Fórum do Imbuí realmente precisava dessa alternativa, de podermos separar o lixo de forma adequada, contribuindo, assim, para um ambiente de trabalho muito mais saudável e, consequentemente, para que o planeta possa, realmente, ser cuidado com o carinho que ele merece”, disse a magistrada.
A cerimônia de inauguração contou com um momento inicial de sensibilização, promovido pela Coordenadora do Programa Recicle Já Bahia, Vanuza Gazar, destinado ao público total de 113 pessoas, contendo agentes de limpeza, bem como servidores e magistrados da Unidade presentes. Na oportunidade, o Servidor Matheus Honorato, integrante do Núcleo Socioambiental, explanou sobre práticas socioambientais e sobre a importância da gestão de resíduos adequada, em observância à Resolução CNJ nº 594/2024, que dispõe sobre o Programa Justiça Carbono Zero.
A solenidade foi prestigiada, também, pelo Coordenador dos Juizados Especiais do TJBA, Desembargador Paulo Chenaud, que compôs a Mesa de Honra ao lado da Desembargadora Presidente Cynthia Resende, da Desembargadora Maria de Fátima Carvalho, da Juíza Michelline Bittencourt e da Coordenadora do Programa Recicle Já Bahia, Vanuza Gazar.
Estiveram presentes, ainda, a Juíza Rita Ramos, Assessora Especial da Presidência para Assuntos Institucionais; e os Juízes integrantes do Núcleo Socioambiental, Renata Mirtes Benzano de Cerqueira, Raimundo Nonato Borges Braga e Ângela Bacellar Batista.
Na ocasião, a Desembargadora Presidente visitou a horta do Fórum do Imbuí, que integra o Projeto de Hortas desenvolvido pelo Núcleo Socioambiental. O projeto, que em 2024 realizou 29 entregas de produtos cultivados, no total de 870 kg destinados a instituições parceiras, reforça o compromisso do TJBA com a preservação ambiental e o apoio às comunidades mais vulneráveis.
.
Descrição da imagem: magistrados sentados à mesa de honra diante da plateia durante a solenidade de implantação [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem