Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja

Agência de Notícias

Irecê recebe equipe da CGJ para trabalhos de correição; Corregedor-Geral destaca pontos positivos das unidades
19 de junho de 2023 às 10:24
Irecê recebe equipe da CGJ para trabalhos de correição; Corregedor-Geral destaca pontos positivos das unidades

Localizada a 477 quilômetros de Salvador, a Comarca de Irecê recebeu a equipe da Corregedoria Geral do Tribunal de Justiça da Bahia (CGJ/TJBA) para uma correição. O objetivo é o aperfeiçoamento dos serviços jurisdicionais no 1º grau e a aproximação com os magistrados e servidores.  

O Fórum Dantas Júnior Ayres foi o palco do encerramento da correição, que contou com a presença do Corregedor-Geral do TJBA, Desembargador José Edivaldo Rocha Rotondano. “O que tenho em mente ao sair daqui é que o Poder Judiciário em Irecê funciona, atende à população”, avaliou.  

As correições são uma chance de identificação das necessidades de aperfeiçoamento e verificação dos fluxos de trabalho, do acervo processual e das instalações físicas das unidades. O Corregedor salientou que Irecê é uma comarca de referência, “só colhemos dados positivos”. 

Um total de 10 unidades – incluindo o complexo penal da cidade e uma casa de acolhimento – foram inspecionados durante os trabalhos que começaram na terça (13) e terminaram quinta-feira (15).  

“A vinda da Corregedoria à Comarca é sempre muito positiva porque o objetivo não é farejar maus feitos, mas sim, orientar”, destacou o Juiz Titular da 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de Irecê e Diretor do Fórum, Ruy José Amaral.  

Antes do início das correições, são realizadas reuniões com os juízes e assessores da comarca, como forma de identificar as demandas mais sensíveis. 

No encerramento das atividades, o Corregedor Rotondano, parabenizou os servidores e magistrados da comarca, destacando a utilização pela 2ª Vara do Sistema dos Juizados Especiais de um robô. O objetivo da inteligência artificial é realizar movimentos repetitivos que antes eram feitos pelos servidores, promovendo assim, a celeridade processual.  

A iniciativa da criação do robô é dos servidores Leonardo Figueiredo, Cristiano Pires de Carvalho e Marcus Ferreira.  

É importante destacar que o projeto Gestão Itinerante foi apresentado para os servidores de Irecê. A iniciativa visa a contribuir com a organização da unidade judicial, no sentido de orientar, instruir e dar o suporte necessário aos órgãos do 1º Grau. Ainda é apresentado técnicas de administração, como a Matriz de Eisenhower e a planilha 5W2H, ferramentas que auxiliam na organização de uma instituição\unidade.      

A equipe da CGJ também levou para a comarca o Interoficial, que tem o objetivo de auxiliar os servidores de secretaria e os oficiais de justiça no que diz respeito à utilização do sistema CCM e às normas e práticas relativas ao funcionamento das Centrais de Mandados implantadas nas unidades de entrância final do Poder Judiciário baiano.    

As iniciativas da CGJ contam com o apoio do Presidente do TJBA, Desembargador Nilson Soares Castelo Branco.  

 

Descrição da imagem: Desembargador Rotondano ao lado de magistrados e servidores da CGJ e da Comarca de Irecê {Fim da descrição}. 

 #pratodosverem #pracegocer 

Texto publicado: Ascom PJBA