O Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Assessoria de Ação Social, realizou a terceira etapa do Projeto Biblioteca Amiga: a contação de histórias, na Creche Escola Tereza Cristina, localizada em Piatã, Salvador. A ação, ocorrida no dia 26 de novembro, consistiu no momento “Café com Autor”.
Na ocasião, o jovem Ícaro Filho, autor do livro “Reino Encantado de Uma Cor Só”, foi convidado para ler sua obra. O autor mirim realizou, ainda, atividades com as crianças entre 2 e 10 anos de idade.
Ícaro lançou seu livro aos 9 anos, com o incentivo de seu pai que, todos os dias, lhe contava histórias, estimulando-o a, também, criar e compartilhar suas próprias narrativas. Em um desses dias, Ícaro Filho contou ao seu pai uma história fascinante, que o pai logo escreveu e transformou em um livro. Assim, nasceu o “Reino Encantado de Uma Cor Só”.
A obra tem como intuito destacar o relacionamento especial entre o autor e seu pai, buscando inspirar outros pais a se envolverem mais ativamente na vida de seus filhos. Além disso, visa motivar os jovens a desenvolverem sua criatividade e a entenderem que todos têm a capacidade de criar livros ou qualquer outra forma de expressão. Busca, também, incentivar a leitura, mostrando que existem diversas formas de aprendizado, entretenimento, diversão e aquisição de conhecimento.
O Projeto Biblioteca Amiga atende ao objetivo estratégico M2.3 do PJBA, cujo desafio é “promover, anualmente, ao menos duas ações de cidadania voltadas à orientação do público escolar do ensino fundamental e médio, até 2026”.
A primeira etapa do Projeto Biblioteca Amiga envolveu a doação de 131 livros infantis, que foram encaminhados à Creche Escola Tereza Cristina. Na segunda etapa, alguns servidores da Corte participaram da ação, contando histórias infantis para as crianças.
Descrição da imagem: Autor Ícaro Filho com seu livro na mão, posando para foto com as crianças da creche [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem