“Essa obra nasceu de um projeto de qualificação que desenvolvi durante meu mestrado na Inglaterra. Eu queria tratar de um tema presente no meu dia a dia”, destacou a Juíza Márcia Cristie Leite Vieira, autora do livro “Juízes e Servidores – Antagonistas Institucionais”. O lançamento aconteceu na Sala da AMAB, localizada na sede do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA).
Disponível nas versões impressa, digital e em audiolivro, a publicação busca revelar a essência do funcionamento do sistema judicial estadual, com foco em seus recursos humanos. “É um livro técnico na área da Administração Pública, direcionado principalmente a tomadores de decisão, membros da comunidade jurídica e administradores. Contudo, também é relevante para o público em geral, já que pouco se conhece sobre o funcionamento interno do Poder Judiciário, devido à escassez de trabalhos científicos sobre o tema”, explicou a autora.
Com 22 anos de atuação na magistratura, a Juíza Márcia Cristie possui mestrado em Administração Pública pela Universidade de Birmingham, no Reino Unido, e atualmente é Juíza Auxiliar no Superior Tribunal de Justiça (STJ). A qualificação, que recebeu a classificação distinction pela Universidade, deu origem à obra, que explora temas como bullying, ética e a dinâmica de gênero no Judiciário, trazendo à tona percepções divergentes entre magistrados e servidores.
Para a produção do material, foi realizada uma pesquisa dedutiva com a participação de 101 magistrados e 645 servidores do TJBA. Segundo a autora, o principal desafio do trabalho foi garantir a sinceridade dos entrevistados. Para tanto, assegurou-se o anonimato dos participantes.
A obra pretende oferecer subsídios para o desenvolvimento de políticas públicas e promover práticas preventivas de saúde, além de contribuir para uma imagem institucional positiva do Poder Judiciário.
Na cerimônia de lançamento, realizada em 29 de novembro, dentre os presentes estiveram: o Desembargador Baltazar Miranda; e os Juízes Gustavo Teles (Assessor Especial da Presidência – AEP I), Antônio Libonati, Virgínia Silveira, Eldsamir Mascarenhas, Carmelita Arruda, Mariana Deiró e Maurício Albagli. Também marcaram presença três servidoras que trabalham na Vara em que a juíza atua, a 1ª Vara Criminal, Júri e Execuções Penais do município de Alagoinhas. São elas: Eva Ramos, Maria Aragão e Andrea Evaristo.
.
Descrição da imagem: Juíza Márcia Cristie autografando o livro para o Desembargador Baltazar Miranda [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem