Clima de festa e reconhecimento pelo trabalho de formação e capacitação de magistrados, servidores e colaboradores da Justiça. A Universidade Corporativa Ministro Hermes Lima do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp-TJBA) comemorou seus 16 anos de existência com encontros, resgate histórico e homenagens, nesta segunda-feira (25).
“São 16 anos abraçando e sendo abraçada por todos os integrantes do sistema de justiça”, definiu o Diretor-Geral da escola judicial, Desembargador Jatahy Júnior. Anfitrião da celebração, o magistrado recebeu desembargadores, juízes, servidores e convidados na sede da Unicorp. Em um breve discurso, pontuou que, na atual gestão, mais de 400 ações já foram realizadas pela instituição e quase 45 mil vagas abertas. Aproveitou para agradecer a colaboração de todos e, em especial, à Desembargadora Presidente Cynthia Maria Pina Resende.
“Registro a minha alegria de ver reunidos magistrados, servidores e amigos, que contribuem para fazer da Unicorp-TJBA um centro de ensino corporativo de referência no país. Que venham muitos e muitos anos de vida, a fim de que a nossa Universidade continue a trilhar o seu caminho de indiscutível sucesso”, afirmou o Desembargador Jatahy Júnior.
Ao lado do Presidente do TJBA em exercício, Desembargador João Bôsco de Oliveira Seixas, o Diretor-Geral entregou sete medalhas do Mérito em Educação Judicial Desembargador Mário Albiani a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento da Unicorp.
Foram homenageados: o Presidente da Associação de Magistrados da Bahia (Amab), Desembargador Julio Cézar Lemos Travessa; o Desembargador José Soares Ferreira Aras Neto; o Juiz de Direito Paulo Roberto Santos de Oliveira; o Juiz de Direito Pablo Stolze; o Professor Fredie Souza Didier Júnior; o Professor Luiz de Holanda Moura; e a Servidora mais antiga da Unicorp, a Pedagoga Carmem Silva Bonfim dos Santos.
Assista o depoimento dos homenageados.
O momento reconheceu, também, a importância do Ministro Hermes Lima que dá nome à Universidade. De forma permanente, a escola judicial começou a expor livros do magistrado, doados pelo professor Roberto Rosas, Ex-Ministro do Tribunal Superior Eleitoral. E o Desembargador Cássio Miranda, Presidente da Comissão de Memória do TJBA, compartilhou conhecimentos sobre a vida de Hermes Lima.
O Desembargador lembrou que, antes de ser magistrado, ele foi educador e lecionou em instituições na Bahia, em São Paulo e no Rio de Janeiro, além de ter atuado como jornalista. “É um grande homem, baiano, nascido em Livramento de Nossa Senhora, cuja memória merece ser reverenciada”, afirmou.
Sobre a Unicorp ressaltou: “a Universidade cumpre seu papel institucional de promover a educação de magistrados e servidores, assim como está aberta à sociedade. Representa o compromisso do Tribunal de Justiça da Bahia com a educação”.
Saiba mais sobre o trabalho da Unicorp.
Entre os magistrados presentes, o 2º Vice-Presidente, Desembargador José Alfredo Cerqueira da Silva; o Corregedor-Geral de Justiça, Desembargador Roberto Maynard Frank; a Corregedora das Comarcas do Interior, Desembargadora Pilar Célia Tobio de Claro; e o Ouvidor Judicial, Desembargador Lidivaldo Reaiche.
Descrição da imagem: magistrados e servidores presentes no evento em pé, reunidos para foto {Fim da descrição}. #pratodosverem #pracegover