Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Nazaré: Cejusc aumenta produtividade em conciliação e compartilha boas práticas
22 de dezembro de 2022 às 13:53
Nazaré: Cejusc aumenta produtividade em conciliação e compartilha boas práticas

O Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc) da Comarca de Nazaré alcançou elevados percentuais de conciliação, em 2022, com 85% de acordos realizados na fase pré-processual, que diz respeito à Meta 3 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Além disso, a unidade, coordenada pelo Juiz Francisco Moleda de Godoi, atingiu um percentual de 65% de mediação na fase processual.  

Os dados foram disponibilizados pela própria unidade – Cejusc Nazaré.  

A Meta 3 visa estimular a conciliação na estância estadual, federal e do trabalho. Na Justiça Estadual, o objetivo é aumentar o índice de conciliação do “Justiça em Números” em 2 pontos percentuais em relação a 2021. 

Conforme a Assessora do Cejusc Nazaré, Milena Mascarenhas, o alto índice conquistado é resultado da aplicação de uma gestão participativa e inclusiva entre a Vara Cível e o Cejusc. Os índices positivos refletem o objetivo da unidade de se aproximar da sociedade e de reduzir a burocracia na solução de conflitos, evitando a judicialização desnecessária.  

O Cejusc Nazaré implantou algumas boas práticas e estratégias para aumentar a produtividade. Por exemplo, o perfil da unidade no Instagram (@cejuscnazare) visa apresentar o Cejusc à população de forma prática e didática, divulgando os serviços que são oferecidos e enfatizando o acesso rápido e de qualidade à Justiça. Já o projeto Cejusc Itinerante, periodicamente, atende os munícipes de Jaguaripe, Aratuípe, Muniz Ferreira e Salinas das Margaridas, ampliando a acessibilidade e levando a Justiça até o jurisdicionado.   

Conforme a equipe técnica do Cejusc, os planos para 2023 incluem solidificar os projetos já existentes, cujos resultados foram significativos, e implantar novas ações como o Projeto Voar, Oficinas de Pais e filhos do CNJ, Projeto Pesca Sustentável e Projeto Mobile.  

 

Descrição da imagem: integrantes do Cejusc de Nazaré em frente a um banner com a logo do Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos [fim da descrição]. 

#pratodosverem #pracegover 

Texto publicado: Ascom PJBA