O Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau (NJR2G), em parceria com a Universidade Corporativa do Tribunal de Justiça da Bahia (Unicorp-TJBA), realiza um curso on-line de formação inicial de facilitador em processos circulares. A capacitação ocorre até sexta-feira (27) para uma turma fechada de magistrados, servidores e parceiros que atuam nos Centros Judiciários de Solução Consensual de Conflitos (Cejusc).
As aulas teóricas, que começaram na segunda (23), são coordenadas pelo Juiz titular da Vara do Júri e Execução Penal da Comarca de Vitória da Conquista, Rodrigo Souza Britto, e conduzidas, também, pelos Advogados Luís Antônio Meira de Souza Silva, Luciana Marinho dos Santos, Rowane Dias Viana; e pelo Delegado de Polícia Civil, Rafael Oliveira Santos Araújo.
A Coordenadora do NJR2G, Miriam Santana, destacou os benefícios de realizar capacitações em Justiça Restaurativa de modo on-line pela possibilidade, por exemplo, de contemplar alunos que se encontram no interior do estado.
“Acredito que essa semana teremos um curso bem diferenciado porque conseguimos congregar em uma turma pessoas de experiências diversas. Para o Círculo de Construção de Paz, isso é muito poderoso”, afirmou o Juiz Rodrigo Souza Britto.
Os demais instrutores ressaltaram que o curso proporciona experiências ricas de aprendizagem para todos os envolvidos, em grande parte por trazer os processos circulares não apenas como conteúdo, mas também como prática e vivência.
Vale destacar que, após a atual fase teórica, os cursistas realizarão um estágio supervisionado, dentro de um período de seis meses.
Ao final do curso, o participante será capaz de realizar a prática restaurativa de Círculo de Construção de Paz e demais processos circulares em situações não-conflitivas, tanto nos casos judicializados encaminhados pelo magistrado, como em situações fora da esfera formal de controle.
A Justiça Restaurativa é um conjunto de princípios, métodos e técnicas de resolução pacífica e estruturada de conflitos, que aposta na conscientização das pessoas que compõem um processo judicial.
Atualmente, está à frente do NJR2G a Desembargadora Joanice Maria Guimarães de Jesus. A Servidora Miriam Santana atua como Coordenadora.
O Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp, juntamente com o Desembargador José Aras, que é Vice-Diretor, com o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira, Coordenador-Geral, e com o Servidor Marcus Vinícius Fernandes, Secretário-Geral.
Confira abaixo os valores desenvolvidos pela Justiça Restaurativa:
Descrição da imagem: print da aula da formação inicial de facilitador em processos circulares. [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem