Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Novembro Negro: PJBA realiza curso Questão Étnico-Racial no Cotidiano Juvenil
9 de novembro de 2022 às 14:53
Novembro Negro: PJBA realiza curso Questão Étnico-Racial no Cotidiano Juvenil

A Secretaria de Gestão de Pessoas (Segesp) do Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA), com apoio da Coordenação de Desenvolvimento Organizacional e de Pessoas (Codes) e da Universidade Corporativa (Unicorp), deu início às atividades institucionais voltadas ao Novembro Negro, na segunda-feira (07), com o curso “Questão Étnico-Racial no Cotidiano Juvenil”. O evento integra o projeto Saúde do Adolescente e Jovem, que visa incentivar a saúde e o bem-estar em uma perspectiva ampliada, além da prática educativa entre os estagiários de ensino médio do Tribunal, com vistas, a também potencializar a sua atuação e formação no ambiente de trabalho.

A palestrante do curso, Professora e Pós-Doutora Bárbara Carine Soares Pinheiro, promoveu uma tarde repleta de reflexões a partir do seguinte questionamento: “Pergunto isso aqui para vocês hoje: aonde vocês querem chegar?”

Em uma conversa aberta e acolhedora, a Professora Bárbara Carine Soares Pinheiro contou sobre sua trajetória pessoal e profissional, enquanto mulher negra, e ressaltou a importância dos jovens reconhecerem a diversidade de caminhos futuros possíveis para suas carreiras. Na ocasião, os estagiários foram convidados a refletir sobre seus sonhos, desejos e metas de vida.

“Minha mãe me ensinou muitas coisas. Ela não tem escolaridade básica, mas me ensinou muitas coisas importantes que eu carrego para a minha vida toda. Ela foi uma grande feminista. Não precisei na minha infância ler Bell Hooks, Sueli Carneiro, Angela Davis, Lélia Gonzalez, isto é, uma série de referências pretas importantes para o feminismo negro. Eu tinha minha mãe para me instruir e, enquanto uma mulher negra periférica, me emancipar”, compartilhou a Professora.

A interação do público foi expressiva, por meio de comentários, tanto presencialmente quanto no chat ao vivo da transmissão no Youtube. Os estagiários manifestaram falas de emoção e reconhecimento. O evento cumpriu os dois pilares do projeto Saúde do Adolescente e Jovem – cuidar e educar.

Participaram da mesa a Assistente Social do PJBA Denise Ferreira, idealizadora do projeto Saúde do Adolescente e Jovem, e responsável técnica pelo Novembro Negro do TJBA e a palestrante Professora e Pós-Doutora Bárbara Carine Soares Pinheiro. A discussão girou em torno de tópicos como a questão étnico-racial no cotidiano juvenil, a construção de identidade étnico-racial, a equidade racial e o racismo estrutural, institucional, religioso e as estratégia de vida para o mercado de trabalho.

A professora e escritora Barbara Carine falou de suas obras, duas das quais são finalistas ao prêmio Jabuti. Na terça-feira (08) uma das obras trabalhadas no curso, intitulada “História preta das Coisas”, foi anunciada como uma das 05 finalistas da premiação do ano de 2022.

As inscrições para o curso foram realizadas por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec) da Universidade Corporativa (Unicorp).

Descrição da imagem: Denise Ferreira e Bárbara Carine Soares Pinheiro se direcionando aos estagiários de nível médio sentados na plateia do Auditório Olny Silva [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem  

Texto publicado: Ascom PJBA