Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau promove capacitação do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz
23 de março de 2023 às 16:59
Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau promove capacitação do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz

A capacitação do Curso de Formação de Facilitadores de Círculos de Construção de Paz, promovida pelo Núcleo de Justiça Restaurativa de 2º Grau do Tribunal de Justiça da Bahia (NJR2G – TJBA), por meio da Universidade Corporativa (Unicorp), foi marcada por momentos de diálogo e construção. Os futuros facilitadores aprenderam a desenvolver conversas empáticas e a promover o acolhimento.  

A etapa teórico-vivencial do curso, ocorreu nos dias 20, 21, e 22 de março no prédio sede do TJBA. A Desembargadora Joanice Maria Guimarães, Presidente do Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau, também marcou presença e deu as boas-vindas aos participantes, além de incentivar a turma. 

Essa capacitação é uma formação básica e inicial de facilitadores em círculos não-conflitivos. Posteriormente, os participantes, caso tenham interesse, podem fazer outra mais aprofundada em áreas específicas como Círculos Conflitivos e Círculos Temáticos. 

Esta turma obteve grande aderência, contando com 23 pessoas (magistrados e servidores), entre elas 6 juízas da capital e do interior, que se inscreveram voluntariamente. A classe contou com as instrutoras Miriam Santana e Jessica Paixão. Além delas, o Capitão da PM João Fernando Guimarães participou como instrutor convidado. 

‘’Pra todos nós é um aprendizado enorme e vamos tirar muito proveito disso. Tenho esperança de trazer isso pra minha realidade profissional’’, declarou Maria Angélica Matos, Juíza da 18ª Vara do Sistemas dos Juizados Especiais do Consumidor. 

O Capitão da PM, João Guimarães, explica que muitos tem a visão apenas da justiça retributiva e conflitiva, porém a Formação de Facilitadores busca a justiça através do viés das responsabilidades para formar acordos, decisões mais profundas e justas. Segundo ele, essa construção é formada na escuta, no diálogo onde a interação gera conexão. 

‘’É uma turma incrível, super empenhada, estão todos muito conectados. O Núcleo de Justiça Restaurativa está muito contente com essa formação’’, declarou Miriam Santana, Coordenadora do Núcleo de Justiça Restaurativa do 2º Grau do TJBA.  

Após a etapa teórica, os cursistas passarão por um estágio, no qual devem realizar, no mínimo, seis círculos de construção de paz não-conflitivos, a serem conduzidos em dupla de facilitadores em formação. Ao final do curso, o participante será capaz de realizar a prática restaurativa tanto nos casos judicializados encaminhados pelo magistrado, como em situações fora da esfera formal de controle.   

Vale ressaltar que a Justiça Restaurativa é um conjunto de princípios, métodos e técnicas de resolução pacífica e estruturada de conflitos, que aposta na conscientização das pessoas que compõem um processo judicial.   

UNICORP – Tem como missão assegurar a educação corporativa e a gestão do conhecimento, favorecendo uma cultura de aprendizagem organizacional que resulte no pleno acesso à justiça. Atualmente, o Desembargador Mário Albiani Júnior desempenha a função de Diretor-Geral da Unicorp; com o Desembargador José Aras, como Vice-Diretor; o Juiz Paulo Roberto Santos de Oliveira, na Coordenação Geral; e o Servidor Marcus Vinícius Fernandes, como Secretário-Geral. 
   

Descrição da Imagem: participantes da capacitação reunidos com as cadeiras em formato circular {fim da descrição}. 

#pracegover #paratodosverem 

Texto publicado: Ascom PJBA