O início do mês de junho é marcado pela Semana Mundial do Meio Ambiente, culminando com a celebração do Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho. Reforçando seu compromisso de contribuir para a construção de uma nova consciência sob a perspectiva da sustentabilidade, o Núcleo Socioambiental do Poder Judiciário da Bahia (PJBA) promove, entre os dias 30 de maio e 3 de junho, a Feira de Sustentabilidade 2022. Já no dia 6 de junho, às 10h, será realizado o webinário “Agenda 2030 e a economia circular: O papel das baianas de acarajé na reutilização dos seus produtos no contexto da sustentabilidade”.
Evento presencial, a ser realizado na Praça de Serviços do edifício-sede do PJBA, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador, a Feira de Sustentabilidade 2022 reunirá expositores convidados e entidades, como o Instituto de Biotecnologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) – em participação inédita. O Instituto trará estudantes universitários para apresentar trabalhos envolvendo práticas sustentáveis no ofício das baianas de acarajé, patrimônio histórico do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC) e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
A parceria entre o PJBA e o Instituto de Biotecnologia da UFBA segue com a realização do webinário “Agenda 2030 e a economia circular: O papel das baianas de acarajé na reutilização dos seus produtos no contexto da sustentabilidade”, que contará com a participação da Associação das Baianas de Acarajé, Mingau, Receptivos e Similares (ABAM), do Desembargador Presidente Nilson Castelo Branco e da Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, Coordenadora do Núcleo Socioambiental.
O seminário on-line busca estimular ações de pesquisa, de extensão e de educação ambiental. As discussões propostas têm o intuito de fomentar a conscientização a respeito dos prejuízos decorrentes do descarte inadequado de resíduo do azeite de dendê; a logística de manejo desse resíduo para a produção de sabão artesanal e como proposta de intervenção para adequação às proposições legais em vigor; a redução dos impactos ambientais referentes à qualidade da água e do ar; a promoção da inclusão social, da saúde ocupacional e do desenvolvimento sustentável através da reciclagem e minimização dos resíduos.
Acesse aqui a programação do webinário
Promovido em parceria com a Universidade Corporativa (Unicorp), o webinário será transmitido no canal do PJBA no YouTube. Na plataforma, será disponibilizado formulário de confirmação de presença e, além disso, será possível o envio de perguntas aos mediadores.
Os interessados devem se inscrever por meio do Sistema de Educação Corporativa (Siec) da Unicorp.
Inscrições – magistrados e servidores
Inscrições – visitantes
A Semana do Meio Ambiente envolve o comprometimento com os ideais sustentáveis, no contexto da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), no âmbito do Judiciário baiano. Conforme destaca a Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, as ações objetivam aprimorar a mudança de paradigmas, de uso racional e responsável dos recursos naturais, com vistas ao bem comum.
“O Núcleo Socioambiental vem desenvolvendo projetos visando fortalecer as boas práticas, a exemplo de campanhas de sensibilização para o uso eficiente de insumos e materiais, gerir o consumo de energia elétrica, água e esgoto, resíduos, transportes e combustíveis. Desse modo, contribuímos, de forma progressiva e contínua, para favorecer uma nova consciência, sob a perspectiva da sustentabilidade”, pontua a Coordenadora do Núcleo Socioambiental.
Descrição da imagem: Imagem ilustrativa contendo a paisagem de uma floresta, do céu e do nascer do sol. Ao centro, estão as marcas do PJBA, do Núcleo Socioambiental e da Agenda 2030 da ONU, seguidas da frase “Semana do Meio Ambiente”.
#pracegover #pratodosverem