Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Núcleo Socioambiental inaugura horta solidária na sede do TJBA; alimentos serão doados às instituições filantrópicas  
18 de setembro de 2024 às 16:06
Núcleo Socioambiental inaugura horta solidária na sede do TJBA; alimentos serão doados às instituições filantrópicas  

“Isso engradece e vai além das portas do Tribunal”, disse a Coordenadora do Núcleo Socioambiental (NSA) do Tribunal da Justiça da Bahia (TJBA), Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, ao inaugurar a quinta horta do Judiciário baiano, na área do estacionamento superior da Corte. No espaço de 3000 m² inaugurado na manhã de terça-feira (17), as mais de dez hortaliças cultivadas servirão de alimento para instituições filantrópicas. O evento, que brinda, também, a chegada da primavera (22 de setembro), contou com o prestígio da Presidente do Judiciário baiano, Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende, bem como de assessores, servidores e jardineiros do Tribunal.      


“Fico muito feliz em ver a beleza desta horta. Desejo que a senhora tenha ainda mais saúde para continuar com esse trabalho lindo”, disse a Presidente Cynthia Resende fitando a Coordenadora do NSA, Desembargadora Maria de Fátima, que retribuiu agradecendo o apoio recebido. A Coordenadora aproveitou para elogiar a dedicação de todos os colaboradores. “Eles estão de parabéns também, pois se dedicam dia e noite”, frisou a Magistrada se referindo às atividades de jardinagem, coleta seletiva, produção de relatórios, entre outras.  

Saiba mais sobre o NSA, aqui.  

O Supervisor de Jardinagem do Tribunal baiano, Robson Clarindo, agradeceu à Desembargadora Maria de Fátima a confiança e, de forma semelhante, externou gratidão à Desembargadora Presidente por se fazer presente. “Quase não dormi direito, aguardando por este momento”, frisou. Ao lado dele, o jardineiro e agricultor Senivaldo Passos falou a respeito. “É muito gratificante e saber que os alimentos vão para quem necessita, torna isso maravilhoso”.  

No rol dos itens plantados, estão: coentro, couve, alface, quiabo, jiló, mandioca, abóbora e banana. Desde o início do projeto de doações no ano de 2021, mais de duas toneladas de alimentos já foram colhidas e entregues ao Lar da Valorização Individual do Deficiente Anônimo (Lar Vida), ao Núcleo de Apoio ao Combate do Câncer Infantil (NACCI) e à Organização de Auxílio Fraterno (OAF), todas na capital baiana.     

Hortas  

Agora, o TJBA soma cinco hortas: duas na sede; uma no Fórum Regional do Imbuí; outra no Almoxarifado-Geral, em Mussurunga; e mais uma localizada nas dependências da Casa e Colégio de Órfãos de São Joaquim, no bairro do Comércio. Nessa última, primeira horta fora da Corte, as hortaliças e os legumes cultivados e colhidos no local garantem as refeições das 195 crianças que estudam em caráter integral na instituição.  

Núcleo Socioambiental inaugura horta solidária na sede do TJBA; alimentos serão doados às instituições filantrópicas  


O projeto de doações reforça o compromisso do NSA em promover ações para compensação ambiental, nos termos da Resolução CNJ nº 400 (atualizada pela Resolução CNJ nº 550/2024) e dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de atender à Diretriz de gestão da Presidência nº 13, no tocante à promoção de soluções pautadas em práticas sustentáveis no funcionamento da Corte baiana.  

Marcaram presença no evento de inauguração, além dos já citados, o Juiz Raimundo Nonato Borges Braga; a Secretária Judiciária Dilcema Araújo; as Assessoras da Presidência Camila Campos e Ângela Plugiesi; os Servidores Tatiana Brandão Pomponet e José Romilson Mascarenhas, ambos do NSA; entre outros.   

.

Descrição da imagem: Presidente do TJBA com a Desembargadora do NSA, posando para foto segurando uma cesta de doações da horta recém inaugurada, com os assessores, servidores e jardineiros da horta {fim da descrição}.

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom _ TJBA