O Núcleo Socioambiental do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA), por meio da Desembargadora Maria de Fátima Carvalho – Coordenadora da Unidade – e do Servidor Matheus Honorato Oliveira, participou de dois eventos sobre sustentabilidade, em Brasília.
No dia 22/06, a participação dos representantes do TJBA foi no seminário “Igualdade e Justiça: a Construção da Cidadania Plural”, promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). A atividade teve como objetivo discutir temas relacionados à igualdade e à construção de uma sociedade mais justa e inclusiva.
Em seguida, no dia 23/06, a Desembargadora Maria de Fátima Carvalho e o Servidor Matheus Honorato estiveram presentes no evento “Judiciário Sustentável”, promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), realizado no auditório do órgão.
Durante o “Judiciário Sustentável”, foram apresentados os resultados de duas pesquisas: a primeira abordou estudos empíricos sobre a efetividade da jurisdição ambiental na Amazônia Legal, enquanto a segunda tratou do papel do sistema de Justiça no enfrentamento de crimes florestais.
Em seguida, foram divulgados os dados do 7º Balanço da Sustentabilidade do Poder Judiciário e ocorreu a outorga do Prêmio Juízo Verde, uma homenagem às iniciativas voltadas à proteção do meio ambiente e aquelas que contribuem para a produtividade do Poder Judiciário na área ambiental.
A participação nessas iniciativas reafirma o compromisso do Tribunal de Justiça da Bahia, presidido pelo Desembargador Nilson Soares Castelo Branco, com a temática socioambiental. O engajamento em eventos de tamanha relevância demonstra a preocupação da corte baiana em promover uma justiça sustentável, efetiva e comprometida com a proteção do meio ambiente.
Descrição da imagem: Desembargadora Maria de Fátima Carvalho ao lado do Servidor Matheus Honorato Oliveira. Eles estão no Conselho Nacional de Justiça {Fim da descrição}.
#Pratodosverem #pracegover