No último dia 27 de fevereiro, ocorreu a primeira reunião do ano de 2024 do Núcleo Socioambiental (NSA) do Tribunal de Justiça do Estado da Bahia (TJBA), agora sob a gestão da Desembargadora Cynthia Maria Pina Resende. O encontro presencial teve como objetivo discutir as estratégias e as ações voltadas à promoção da sustentabilidade no TJBA.
A reunião teve início com as boas-vindas aos novos integrantes e com os agradecimentos da Coordenadora da Unidade Sustentável, Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, que conduziu os trabalhos e apresentou a pauta elaborada.
Durante a reunião, foram abordadas diversas iniciativas e propostas para promover a sustentabilidade no TJBA. Destaque para a apresentação do desempenho dos indicadores previstos no Relatório de Plano de Logística Sustentável (PLS), a ser encaminhado ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ), em conformidade com a Resolução CNJ nº 400/2021.
Outros temas foram discutidos, tais como: entrega do Relatório de Atividades do Núcleo Socioambiental (05/02); acompanhamento das hortas do TJBA, Projeto Boas Práticas CNJ; entrega do Relatório de Desempenho do Plano de Logística Sustentável – 2023, para aprovação dos presentes; critério de transparência no Portal do TJBA; feira expositiva no TJBA para apresentação dos setores e das unidades; elaboração de Plano de Capacitação com a Unicorp; 8ª Feira do Meio Ambiente – 2024; Projeto Núcleo Itinerante Sustentável; energia fotovoltaica; e renovação do Projeto Vale Luz/Coelba.
Na ocasião, houve a tomada de iniciativas com base no Plano Diretor Anual – 2024, elaborado entre a unidade com apoio da Secretaria de Planejamento, Programação e Orçamento (Seplan): edição de Portaria com o formato e a agenda anual ordinária das Reuniões de Análise da Sustentabilidade (RAS); Teia da Sustentabilidade; retorno e submissão das minutas da Política de Sustentabilidade do TJBA e destinação de materiais inservíveis do TJBA; e elaboração do Plano Institucional de Compensação de Carbono do TJBA.
Além disso, foram debatidas sugestões para conscientizar sobre o uso racional dos materiais de escritório e impressões, bem como a importância de ações sustentáveis nas unidades do Tribunal. Foi noticiada, também, a submissão de projetos importantes, como o Projeto de Hortas no NSA para a concessão do Selo CNJ de Boas Práticas.
Ao final da reunião, a Desembargadora Maria de Fátima Carvalho agradeceu a todos os presentes o engajamento e a colaboração, reforçando o compromisso do Núcleo Socioambiental em promover práticas sustentáveis no TJBA e incentivando o recebimento de contribuições para aprimorar ainda mais o desempenho do grupo.
Participaram da reunião, além da Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho, Coordenadora do referido Núcleo, as Juízas Marta Moreira Santana, Laura Scalldaferri Pessoa, Ana Cláudia Mesquita Braid e Marina Rodamilans Paiva; o Juiz Gilberto Bahia de Oliveira; e os Servidores Caroline Reis (Sead), Fabrício Nascimento (Sead), Jorge Medrado Júnior (DSP), Lígia Matos (DPG), Leonice Salgado, Vanessa Travessa (AAS), Maurício Oliveira e Silva (CTJUD), Dilcema Araújo (Sejud), José Romilson Mascarenhas (NSA), Rosângela Campos de Oliveira (NSA) e Matheus Honorato dos Santos Oliveira (NSA).
As reuniões do Núcleo Socioambiental ocorrerão na última terça-feira de cada mês.
Descrição da imagem: a Desembargadora Maria de Fátima Silva Carvalho conduzindo a reunião com integrantes do Núcleo Socioambiental do TJBA. [fim da descrição].
#pracegover #pratodosverem