O Poder Judiciário do Estado da Bahia (PJBA) tem incentivado magistrados, servidores e colaboradores a participar do Projeto Vale Luz. A iniciativa, criada pela Companhia de Eletricidade do Estado da Bahia (COELBA), promove descontos na conta de energia a partir da doação de materiais recicláveis.
O ponto de troca itinerante do projeto circula em alguns locais da capital baiana. Às segundas-feiras, o caminhão de atendimento ao público fica disponível no estacionamento do Tribunal baiano, no CAB, das 9h às 15h.
Um dos materiais aceitos para a troca é o plástico. Os interessados em obter descontos em suas contas de energia podem levar até o ponto de troca: garrafa pet, sopro e sacolas plásticas. Além do plástico, também podem ser doados eletrônicos, óleo vegetal, metal, vidro, embalagens cartonadas, papel e papelão.
O objetivo do projeto, além da concessão de descontos (que podem partir de R$ 0,09 na conta mensal, fazendo a troca de uma latinha de alumínio de 350 ml, por exemplo), é a coleta de resíduos sólidos, os quais, muitas vezes, são descartados de forma incorreta.
A ação estimula o uso adequado dos recursos naturais, minimizando os efeitos do descarte indevido no meio ambiente, além de incentivar a reciclagem. O Termo de Cooperação firmado entre o PJBA e a COELBA autoriza, a título gratuito, o uso de espaço no estacionamento do edifício-sede do PJBA para instalação do caminhão de atendimento ao público do Projeto “Vale Luz”, tendo a vigência de um ano, a partir da publicação (24/01/2022).
VALE LUZ: Para participar do Vale Luz, é necessário separar os resíduos aceitos pelo projeto, que devem estar limpos e secos, e entregá-los no ponto de coleta. No local, basta informar o número da conta-contrato da residência, identificado no canto superior direito da conta de energia, para que os créditos sejam gerados mensalmente na fatura.
A parceria do PJBA com a COELBA contempla os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU) ,para estimular o consumo consciente dos recursos naturais, além do Plano de Logística Sustentável da Corte baiana e Resolução n. 400/2021 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Saiba mais:
PONTO DE TROCA ITINERANTE DO PROJETO VALE LUZ CHEGA AO TJBA NESTA SEGUNDA-FEIRA (14)
Audiodescrição da imagem principal da matéria: desenho de um sol com nuvens de papel e uma casa de papelão no lado esquerdo, mais a frase “Projeto Vale Luz. Doe materiais descartáveis. Ponto de coleta no PJBA [Fim da descrição].
#pratodosverem #pracegover