Ir para o conteúdo
Buscar
NAVEGUE EM NOSSO SITE
Encontre o que deseja
Você está no perfil:

Mudar Perfil

Agência de Notícias

Buscar
BUSCA DE NOTÍCIAS
Podcast Justiça Explica: Presidente da Coordenadoria da Mulher analisa estudo das Medidas Protetivas de Urgência tramitadas no TJBA 
11 de março de 2025 às 9:14
Podcast Justiça Explica: Presidente da Coordenadoria da Mulher analisa estudo das Medidas Protetivas de Urgência tramitadas no TJBA 

O Grupo de Pesquisas Judiciárias (GPJ) do Tribunal de Justiça da Bahia (TJBA) divulgou um estudo sobre o perfil das vítimas, dos supostos agressores e o cenário da violência em casos envolvendo Medidas Protetivas de Urgência (MPUs) tramitadas no Tribunal.   

Dada a relevância desses dados, especialmente para entidades que lidam com a violência de gênero contra a mulher, a Rádio Web TJBA entrevistou a Presidente da Coordenadoria da Mulher, Desembargadora Nágila Brito, com vistas a discutir os principais achados da pesquisa.  

O estudo analisou as variáveis relacionadas às vítimas e aos agressores, como idade, escolaridade, estado civil, ocupação e raça/cor, além da existência de filhos em comum. No campo processual, foram consideradas informações como comarca, vara, competência, assunto e data de recebimento do processo.  

Durante a conversa, a magistrada relatou a importância da articulação entre as entidades parceiras no acolhimento e na proteção das mulheres, além de destacar as estratégias mais eficazes que o Poder Judiciário pode adotar para reduzir a violência, com base nos dados da pesquisa.   

Em outro ponto da entrevista, a Desembargadora Nágila Brito abordou as ações educativas desenvolvidas pelo Tribunal de Justiça para minimizar litígios nessa área. “A medida protetiva não visa salvaguardar processos, ela visa salvar vidas”, enfatizou a Desembargadora antes de detalhar os dados levantados e as atividades desenvolvidas pelo TJBA em universidades, comunidades e órgãos públicos.  

A entrevista tem, ainda, a contribuição da Juíza Eduarda Vidal, da 1ª Vara Criminal de Salvador e integrante do GPJ, que detalhou as etapas que deram corpo ao estudo e evidenciou os benefícios desses dados para uma atuação mais precisa do Judiciário.  

O episódio será transmitido pela Rádio Web TJBA nos dias 11, 13 e 18 de março de 2025, às 10h e às 16h. Além disso, fica hospedado no YouTube e no Spotify.   

Clique aqui e acompanhe a programação  

Descrição da imagem: a Desembargadora Nágila Brito ao lado do repórter Caique Yan Amorim no estúdio da Rádio Web TJBA [fim da descrição]. 

#pracegover #pratodosverem 

Texto publicado: Ascom TJBA